![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/12/ceo.jpg)
É CEO? Se não quer perder o emprego nos próximos tempos, veja por onde deve começar (já)
Existem muitos motivos que farão com que alguns CEO sejam despedidos num futuro próximo. A Forbes revela-os.
Tome nota:
1. Tudo será automatizado
Por algum motivo, apesar dos relatórios semanais sobre processos manuais que foram substituídos por um aplicativo automatizado, algumas empresas – e CEO – ainda acreditam que a adopção de IA (inteligência artificial) e do ML (machine learning) será lenta. Estão errados, porque ambos são a solução perfeita: são incansáveis, baratos, não requerem benefícios, férias e têm um desenvolvimento mais rápido do que nunca.
Algoritmos de aprendizagem supervisionados e não supervisionados irão potencializar todos os tipos de automação. O próprio processo robótico tornar-se-á automatizado, onde aplicações inteligentes irão desenvolver outras plataformas para melhorar ou eliminar os processos ineficientes. Os CEO e as suas equipas devem preparar-se melhor para essa disrupção.
2. As formas de comprar irão mudar
Por que existem agentes de seguros, bancários, agentes imobiliários ou vendedores de automóveis? Por que existe “dinheiro”? Como a maioria dos profissionais destas indústrias entende, eles são camadas de transacções desnecessárias que roubam tempo, dinheiro, conveniência e paciência aos consumidores. Todos esses processos podem e serão automatizados.
Os CEO devem antecipar essas mudanças. Aqueles que actuarem nesses sectores devem começar a aliviar essa intermediação, embora isso seja um dilema devido às receitas envolvidas nessas transacções. A mudança vai acontecer. Os CEO devem explorar modelos híbridos de compra e entrega em vez de fazer o que as suas “equipas” desejam.
3. O marketing vai-se tornar totalmente digital
Os conceitos de “marketing” e “marca” estão a mudar permanentemente. Tornam-se móveis, proactivos, reactivos, segmentados, personalizados, experienciais e imersivos, entre outros factores. É importante observar que toda essa mudança é possibilitada por tecnologias baseadas em localização, interacção (como realidade aumentada e virtual), média social e análises em tempo real. O marketing da próxima geração ultrapassa a linha da privacidade? Obviamente.
As empresas devem investir em tecnologias que possibilitem tudo isto, especificamente tecnologias baseadas em localização e análise. Como a automação será omnipresente, a inteligência artificial e o machine learning também devem estar nessa lista. Cientistas de dados, especialistas em ML, aficcionados em algoritmos e muitos outros profissionais com títulos estranhos devem ser contratados. Os CEO precisam de encontrar essas pessoas agora.
5. O sector da educação terá modelos alternativos de aprendizagem
Todo o sector de educação mudará nos próximos 10 anos. Mas os profissionais da área entendem os tipos de mudanças que estão a acontecer? Então, o que a educação deve fazer? Teste, teste, teste e teste mais um pouco. O corpo docente e os administradores das instituições devem ser recompensados por pensar fora da caixa pedagógica tradicional. Os educadores também devem procurar parcerias com plataformas antes renegadas.