É esta a característica que define um bom líder, mas a maioria não a tem, garante o CEO da Amazon

Na Amazon, os colaboradores aprendem que bons líderes “têm razão, muitas vezes”, avança a CNBC Make it. Isso não significa que o chefe sabe mais do que os outros ou que as suas ideias são sempre as melhores.

 

Significa sim que os melhores líderes estão dispostos a ouvir vários pontos de vista – especialmente aqueles que diferem dos seus próprios instintos – e têm bom senso suficiente para escolher o melhor caminho a seguir, afirmou recentemente o CEO da Amazon, Andy Jassy.

Ironicamente, na sua opinião, nem sempre os líderes entendem bem esse conceito. Uma ideia que vem da chefia não é necessariamente a melhor ideia possível, observou.

«Seja qual for a ideia, estamos a tentar chegar à melhor solução possível para os clientes.» O trabalho de um líder passa por conseguir que «as pessoas certas» dêem o seu feedback e ideias, para que possam ouvir e avaliar todas as opções, acrescentou.

O princípio “têm razão, muitas vezes” «é em grande parte um substituto para o bom senso», explica Jassy, porque vem provar se existe a capacidade de ouvir opiniões diversas e chegar à melhor decisão possível para a empresa, colaboradores e clientes.

“Não importa se a ideia foi sua ou não”

A capacidade de Steve Jobs de mudar de opinião rapidamente e muitas vezes impressionou o seu sucessor, o actual CEO da Apple, Tim Cook. «É um dom, porque as coisas mudam e é preciso coragem para mudar. É preciso coragem para dizer: “Eu estava errado”. E ele tinha isso», disse Cook numa conferência em 2012.

Estudos comprovam que a flexibilidade cognitiva é fundamental para aprender, adaptar-se e tomar boas decisões. Ser capaz de procurar e ouvir diversas perspectivas informadas e mudar de opinião quando necessário é especialmente importante quando se navega em território desconhecido, realçou Jassy.

«Muitas vezes questiono as minhas crenças mais profundas sobre um determinado tópico para ver se estão realmente certas. A chave é envolver as pessoas certas no feedback, ouvir as diferentes perspectivas e depois pensar na melhor solução possível para os clientes ou para a empresa. Não importa se foi ideia sua ou não.»

Quando era CEO da empresa, Jeff Bezos era conhecido por querer ser a última pessoa a falar nas reuniões. Queria que os seus colaboradores expressassem as suas ideias antes de ele opinar, para não serem influenciados pelas suas opiniões, caso contrário, iam simplesmente concordar com ele, disse Bezos ao podcaster Lex Fridman, em Dezembro passado.

Jassy usa a mesma táctica: «Em muitas das melhores reuniões em que participei, nunca precisei de exprimir uma opinião.»

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