Ana Soares, Airbus: De zero a 1000 (colaboradores) em três anos

Foi em 2021, há apenas três anos, que foi estabelecida, em Portugal, a Airbus Global Business Services. Entretanto, em 2022, a Airbus Atlantic inaugurou uma fábrica em Santo Tirso. Hoje, no total, conta com mais de 1300 colaboradores. A aposta do grupo do ramo aeroespacial no nosso país encontra justificação na «qualidade do talento disponível», diz Ana Soares, head of People, Culture & Workplace da Airbus em Portugal.

 

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

Foi em Fevereiro de 2023 que Ana Figueiredo Soares aceitou o desafio de liderar a área de People, Culture & Workplace da Airbus em Portugal. E a cultura e o espaço surgem destacados naquela que é a sua função porque «são temas críticos na Gestão de Pessoas, na medida em que desempenham um papel fundamental na satisfação, produtividade e integração dos colaboradores». O seu principal desafio inicial foi um desafio de recrutamento, para dar resposta ao crescimento exponencial da organização. Mas considera que a fidelização de talento é «ainda mais desafiadora». E acredita que essa é uma realidade transversal a todos os sectores. A diversidade e inclusão e o wellbeing são as outras duas áreas-chave que, defende, deverem ser prioritárias na Gestão de Pessoas.

 

Antes de mais, pedia-lhe que explicasse o que faz exactamente a Airbus Portugal
A Airbus tem uma presença sólida em Portugal e continua a crescer graças aos seus parceiros e clientes locais, existindo uma forte relação bilateral de crescimento com Portugal há mais de 50 anos. Em 2021, foi estabelecida, em Portugal, a Airbus Global Business Services – Airbus GBS –, providenciando serviços especializados para as operações globais da Airbus nas áreas de Finanças, Compras, Recursos Humanos, TI, Gestão de Projectos, Engenharia e Apoio ao Cliente. E continuará a crescer nestas e noutras áreas.

Para além da Airbus GBS, com o centro de serviços especializados, temos a Airbus Atlantic, que está instalada em Santo Tirso com uma unidade industrial, produzindo componentes para as famílias dos aviões A320 e A350.

 

Quantas pessoas têm a Airbus GBS e a Airbus Atlantic?
A Airbus GBS, com escritórios em Lisboa e Coimbra, conta já com mais de 1000 talentos especializados. A Airbus Atlantic, em Santo Tirso, emprega cerca de 300 pessoas, actualmente. Ou seja, no total, a Airbus em Portugal tem mais de 1300 colaboradores.

 

O que acredita justificar a aposta da Airbus em Portugal?
Portugal é um país com uma forte cultura aeronáutica. A relação da Airbus com o País tem mais de 50 anos de história e, entre parceiros e clientes locais, ficou claro que Portugal tem o ecossistema ideal para a expansão das operações da Airbus, principalmente pela qualidade do talento disponível no País nas diferentes áreas em que operamos.

 

Têm estado a contratar “em volume”… O ano passado foram mais de 400 e, até 2026, espera contratar uma centena por ano. Essencialmente, que tipo de perfis procuram?
A trajectória de crescimento da Airbus em Portugal tem sido um sucesso. Quando a Airbus GBS se instalou em 2021, o nosso objectivo inicial era crescer até às 850 pessoas em 2025. Estamos em 2024, já ultrapassamos os 1000 colaboradores. E continuaremos a crescer.

A empresa está numa fase de crescimento importante, tendo em conta os objectivos ambiciosos de continuar a produzir os melhores produtos do nosso sector. É por isso que procuramos talentos em Portugal, pela diversidade de perfis e serviços que prestamos na Airbus GBS, nomeadamente nas áreas que já referi.

A Airbus Atlantic procura pessoas para a sua unidade fabril em Santo Tirso, disponibilizando formação especializada na área industrial de actuação.

 

Têm tido dificuldade em preencher as vagas disponíveis?
O mercado de trabalho em Portugal é extremamente competitivo, enfrentamos os desafios habituais quando procuramos o melhor talento possível para trabalhar na Airbus. A procura por perfis especializados em tecnologia é o nosso maior desafio, pois existe uma alta competitividade por estes talentos, mas também alguma escassez de pessoas especializadas no País.

 

Essencialmente, onde recrutam?
O recrutamento é feito muitas vezes através do LinkedIn, onde se encontra a maior parte dos perfis que procuramos para a Airbus GBS.

 

Que competências privilegiam quando estão a recrutar?
Para construir uma equipa forte e coesa, procuramos pessoas com uma forte capacidade de inovação, flexibilidade e criatividade. Vivemos num mundo cada vez mais competitivo e desafiante, e precisamos de pessoas com competências para enfrentar os desafios de um mundo VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo.

 

E quais são as competências mais difíceis de encontrar?
As competências mais difíceis de encontrar são as hard skills, nomeadamente idiomas para além do inglês, como castelhano, francês ou alemão. Também as competências técnicas de tecnologia e cibersegurança fazem parte dessa lista de dificuldades.

 

Leia a entrevista na íntegra na edição de Julho (nº. 163) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais