Tem uma entrevista de emprego? 12 “pontos fracos” que pode e deve partilhar (e como usá-los a seu favor)

Responder à habitual pergunta “Quais são os seus pontos fracos?” numa entrevista de emprego é complicado. Ser honesto e correr o risco de parecer pouco qualificado? Ou dizer que não tem pontos fracos e dar uma imagem de arrogante?

A Kobocents seleccionou os pontos fracos mais comuns, que podem ser facilmente transformadas em características positivas e sinais de vontade de melhoria de qualquer candidato.

Perfeccionismo

Querer ter tudo perfeito não é necessariamente mau, mas o perfeccionismo pode levar a uma obsessão com detalhes, o que por vezes atrasa o progresso de projectos e prazos de entrega.

No entanto, essa natureza meticulosa também pode garantir resultados de elevada qualidade. Partilhar como está a trabalhar para equilibrar a atenção ao detalhe com o cumprimento de prazos, por exemplo, demonstra um comprometimento com a excelência e a eficiência, uma combinação que qualquer empregador vai valorizar.

Impaciência

Ser impaciente é quase sempre considerado algo negativo, especialmente quando somos ensinados desde cedo que a paciência é uma virtude. Veja esta abordagem: esforça-se por ser eficiente mas a ânsia de alcançar resultados, por vezes, manifesta-se como impaciência.

No entanto, esse impulso também alimenta a sua determinação de cumprir prazos e exceder expectativas. Por isso, canaliza essa impaciência para energia produtiva, certificando-se de que as tarefas sejam concluídas atempadamente e com atenção aos detalhes.

Falar em público

Quando está no centro das atenções, surge o medo de cometer erros. Sentir-se nervoso por falar em público é um medo comum, mas também é uma área de crescimento fantástica. Destacar como está activamente à procura de oportunidades para praticar e melhorar pode transformar isso num ponto forte. Isso mostra que está disposto a encarar os desafios e crescer a partir deles.

Autocrítica

Neste contexto significa factores qualitativos como carácter e desempenho no trabalho. Embora a autocrítica possa parecer indesejável à primeira vista, ser altamente autocrítico geralmente significa ter padrões incrivelmente altos.

Embora essa atitude possa resultar num desempenho excepcional, também pode ser difícil de gerir. Equilibrar a autocrítica com a celebração de sucessos e abraçar erros como oportunidades de aprendizagem mostra uma abordagem saudável ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Hesitante em liderar

Tente explicar ao potencial empregador que está a crescer quando se trata de dizer às pessoas o que fazer. Ter dificuldades em delegar pode ter origem numa preocupação sobre como faz os outros sentirem-se e ser responsável pelos resultados.

Construir confiança com colegas e aprender a delegar eficazmente é um processo contínuo. Ser verdadeiro sobre essa dinâmica de trabalho mostra que está comprometido com o trabalho em equipa e com a melhoria das suas competências de liderança, qualidades altamente valorizadas em qualquer função.

Inexperiência

Parece errado dizer a um possível empregador que não tem experiência numa área específica. Admitir inexperiência em algo como um software específico, por exemplo, ao mesmo tempo em que destaca a rapidez e vontade de aprender, pode transformar uma fraqueza numa oportunidade. Isso mostra adaptabilidade e comprometimento em adquirir novas competências relevantes.

Dificuldade em dizer não

Não conseguir dizer “não” pode ser uma fraqueza se significar que não está a fazer o seu trabalho. No entanto, pode alegar que isso decorre do seu desejo de ajudar os outros. Dê nota de que tem noção que a sua incapacidade de dizer “não” não pode afectar o seu trabalho e que está a aprender a controlar essa característica.

Se, por outro lado, diz “sim” facilmente. Use isso a seu favor durante a entrevista. Dizer “sim” a muitos projectos pode ser visto como um sinal de entusiasmo e desejo de contribuir. Embora isso possa levar a uma agenda atribulada, admiti-lo e partilhar como está a aprender a priorizar e a comunicar melhor mostra que é proactivo em relação à gestão da sua carga de trabalho e à obtenção de resultados de qualidade.

Falador

Ser falador pode ser considerado irritante e também uma fraqueza, mas não é um obstáculo. Algumas das pessoas mais ambiciosas e bem-sucedidas do mundo são faladoras. Faça o empregador saber que gosta de conhecer novas pessoas e criar laços com os colegas de trabalho. Tem noção de que isso pode distrair quem o rodeia, por isso procurará outras maneiras de se conectar que não interrompam o fluxo de trabalho.

Relutância em fazer perguntas

Hesitar fazer perguntas pode vir do medo de parecer desinformado, mas reconhecer a importância de as fazer para aprender é crucial. Pode não querer parecer inadequado, mas ninguém sabe tudo. E todos temos de fazer perguntas em algum momento. Isso demonstra um compromisso com a aprendizagem contínua e a melhoria das competências de comunicação.

Adaptação à mudança

Preferir uma rotina consistente pode tornar a adaptação à mudança desafiadora. Partilhe que sabe que tudo na vida muda inevitavelmente, mas uma vez que entra numa rotina regular pode ser difícil ajustar-se.

Difícil não significa impossível, e embora possa levar um pouco mais de tempo para se ambientar, lentamente vai-se sentindo mais confortável com a mudança. Enfatizar a flexibilidade mostra uma abordagem proactiva que o empregador apreciará.

Introvertido

Algumas pessoas gostam de estar sozinhas e isso é normal. No entanto, no trabalho pode ser um problema se tiver de partilhar espaço e projectos com outras pessoas. Uma abordagem possível será explicar que opta por não falar para estar focado e concentrado no trabalho. E aproveitará oportunidades como o intervalo de almoço para conviver com os colegas de trabalho.

Gestão de tempo

Gerir várias tarefas e chamar a atenção para as dificuldades que tem em atingir o equilíbrio é algo com que alguns empregadores estão ansiosos por trabalhar. Equilibrar várias tarefas pode ser desafiador, mas empregar novas estratégias e ferramentas para melhorar as skills de gestão do tempo pode transformar essa fraqueza num ponto forte. Partilhe os seus esforços para gerir melhor o seu tempo e priorizar tarefas de forma eficaz.

Ler Mais