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Incentivar mais mulheres para liderar em tecnologia
Numa altura em que se fala cada vez mais da equidade de género, o sector das TI continua a não conseguir atrair tantas mulheres como homens.
Há sete anos, abordei investidores de capital de risco em Pequim à procura de investimento para uma empresa que queria criar. Sem hesitar, disseram-me que não investiriam numa empresária casada e sem filhos, porque presumiam que eu viesse a deixar a empresa em breve para criar uma família. Não deixei que isso me impedisse. Criei aquela empresa na mesma, e várias outras depois. Mas quantas trajectórias profissionais femininas foram prejudicadas devido a preconceitos como os que experimentei naquele dia?
O desequilíbrio entre os géneros afecta a indústria tecnológica. Em 2023, apenas 14% dos líderes tecnológicos eram mulheres. Isso significa que a maioria das empresas de tecnologia perde a miríade de pontos fortes que as líderes femininas trazem para a mesa. Como sector, precisamos de fazer uma mudança para as líderes femininas usarem os seus talentos na tecnologia, em vez de levá- -los para outros sectores onde se sintam mais bem-vindas.
Mais mulheres líderes beneficiam o sector
Na minha empresa, 40% da equipa de liderança é feminina. Isto é quase inédito nas empresas de tecnologia, mas não deveria ser assim. Ter uma equipa diversificada dá origem a vários benefícios, incluindo maior rentabilidade, melhores capacidades de inovação e retenção de colaboradores.
As mulheres trazem para a liderança uma perspectiva diferente da dos homens, e vi pessoalmente que isso faz uma enorme diferença, tanto na minha empresa como noutras empresas com que trabalhei. Obtive um MBA no MIT, onde o presidente é uma mulher. As mulheres lideram algumas das maiores empresas do mundo, incluindo a General Motors, a UPS e o CitiGroup.
As mulheres tendem a destacar-se em determinadas áreas. São excelentes a fomentar a cultura da empresa e as iniciativas de DEI, porque conseguem explorar facilmente a empatia. As mulheres tendem a ser grandes comunicadoras e conseguem ler com mais precisão os sinais não verbais subtis, como a linguagem corporal. Trazem um ponto de vista diferente à inovação, à resolução de problemas e ao planeamento devido às suas experiências únicas. De facto, contrariamente à crença popular, um estudo mostra que as mulheres são ligeiramente mais eficazes a negociar e a investir do que os homens.
Como promover as mulheres líderes
Se a sua organização pretende beneficiar do facto de ter mais líderes femininas ao leme, a contratação de mais mulheres é um excelente começo, mas há muito mais que pode fazer:
Crie processos de contratação neutros em termos de género. Existe software que remove os nomes dos candidatos e qualquer informação que identifique o género dos seus currículos e cartas de apresentação. Isto pode ajudar a neutralizar qualquer preconceito implícito na sua equipa de contratação, pelo menos nas primeiras rondas.
Troque a política do escritório por resultados. Os laços sociais sempre influenciaram quem é promovido na hierarquia da empresa. É altura de acabar com isso. Quando contratar e tratar de promoções, concentre-se apenas nos resultados. Os avanços baseados no mérito e apoiados por dados ajudá-lo-ão a colocar verdadeiramente as pessoas mais eficazes em posições de poder.
Aplique a licença de paternidade. Quando tanto as mães como os pais ficam em casa após o nascimento de uma criança, não só é bom para as famílias, como também iguala as condições profissionais de todos os pais. Quando só as mulheres tiram a licença, os homens podem subir na carreira mais rapidamente porque trabalham mais tempo.
Acompanhe os resultados dos objectivos-chave (OKR). As receitas não são o único indicador de sucesso. Após ter adicionado mais mulheres à sua equipa, acompanhe os seus OKR, como o bem-estar, a felicidade e a retenção dos colaboradores. Tenho visto estes factores melhorarem quando as mulheres são adicionadas à liderança.
Deixe de perguntar às mulheres líderes: “Como consegue equilibrar o trabalho e a família?” Digo às pessoas: “Não me perguntem isso. Não se pergunta isso aos homens.” Já não estamos nos anos 50. Homens e mulheres são pais em igual medida.
Incentive as colaboradoras a abraçarem o seu “eu” autêntico. Muitas vezes, as mulheres pensam que têm de ser “mais masculinas” para se afirmarem no cenário social profissional. Tentei as coisas mais ridículas nesta busca: fumar; aprender sobre whisky e charutos; jogar póquer. E não gostei. Preocupava-me que nunca conseguisse decifrar o “código dos manos” e estabelecer contactos sociais com os meus colegas homens. Depois apercebi-me que conheço os melhores restaurantes de todas as cidades. Quando os rapazes souberam disso, perguntaram- me onde levar as suas namoradas e mulheres a jantar e apreciaram muito a minha opinião. Acabei por entrar no clube à minha maneira.
As mulheres foram feitas para liderar
Foi a pressão da sociedade, e não a competência natural, que manteve as mulheres relegadas ao reino do lar por tanto tempo. As mulheres foram feitas para a liderança. Quando puser em prática os passos acima referidos na sua organização, conseguirá alcançar um maior sucesso com uma equipa de liderança diversificada, dando um exemplo positivo a todos no seu espaço profissional.
Por: Gracy Chen, CEO da BitGet