Três sinais de que o trabalho está a assumir o controlo da sua vida e o que fazer (antes que seja tarde demais)

O trabalho é uma parte importante da vida de cada um, mas está provado que longas horas de trabalho podem afectar a saúde mental e a vida pessoal. A coach de carreira Laura Leuillier partilha com o Business Insider , os sinais de alerta a detectar antes que seja tarde demais.

Laura Leuillier partilhou sinais comuns de que a sua carreira pode estar a controlar a sua vida e como mudar a perspectiva para “assumir o poder”.

Verifica os e-mails mal acorda e antes de se deitar

A profissional disse que verificar as suas mensagens de trabalho assim que acorda e antes de ir dormir é “prejudicial” e pode afectar a qualidade do sono. «Ninguém consegue aguentar semanas incrivelmente longas com horas de trabalho em excesso, inclusivamente todos os fins-de-semana, e isso tornou-se a norma.»

Laura Leuillier disse ao Business Insider que os limites para ajudar a impedir isto podem incluir não verificar os e-mails após uma determinada hora ou aprender a dizer não às tarefas de trabalho que não tem tempo para realizar.

E acrescenta que a noção de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode ser “muito simplista” porque o trabalho e a vida pessoal se sobrepõem, e é “irrealista” esperar que as pessoas consigam separar totalmente os dois.

Sugeriu então uma abordagem mais flexível. Estabelecer limites com flexibilidade pode significar, por exemplo, sair mais cedo do trabalho para ir buscar o filho à escola e retomar as tarefas mais tarde.

Trabalha horas a mais

Fazer muitas tarefas ao mesmo tempo pode dar a impressão de que está a ser produtivo, mas pode ser “contraproducente”, garante a coach. Uma das estratégias de gestão de tempo mais eficazes é focar-se numa coisa de cada vez.

Remover as distracções pode maximizar a sua atenção e ajudá-lo a realizar o trabalho mais rapidamente, alerta, impedindo que trabalhe demasiadas horas.

O trabalho domina as suas conversas em casa

Segundo Laura Leuillier, equilibrar o trabalho e a vida pessoal pode ser difícil numa função com muita responsabilidade, mas torna-se um problema se estiver a consumir a maior parte dos seus pensamentos e a dominar as conversas na sua vida pessoal.

«Talvez os seus familiares, parceiros ou amigos andem a queixar-se de que só fala disso, principalmente aos fins-de-semana», afirma. «Isso é definitivamente um sinal de que o trabalho assumiu o controlo e é altura de fazer algo a esse respeito.»

Pode ser difícil colocar a carreira em perspectiva, mas dar um passo atrás pode ajudá-lo a perceber que os problemas que enfrenta no trabalho não são tão grandes como pensa, assegura Laura Leuillier.

Assim, aconselha a tirar algum tempo para reflectir sobre o que lhe traz propósito e alegria no local de trabalho, acrescentando que deve reservar tempo no seu dia para actividades que lhe dão energia e o fazem sentir-se bem.

«Preocupar-se consigo e com o seu próprio bem-estar é absolutamente normal e isso não significa que não seja eficaz no trabalho ou que não se importe com a sua carreira», conclui.

Ler Mais