Trocaria o seu chefe por IA? Mais de um quarto dos portugueses acredita que pode ser um líder melhor, mais justo e imparcial

A Inteligência Artificial (IA) está a tornar-se um novo membro da sociedade, de acordo com os resultados de um novo inquérito da Kaspersky, Excitement, Superstition and great Insecurity – How global Consumers engage with the Digital World.

O estudo conclui que, actualmente, a IA está a assumir novos papéis em domínios em que pode ser bem-sucedida e merecer a confiança dos humanos. Cerca de 26% dos utilizadores portugueses inquiridos acreditam que a IA pode ser um líder melhor do que os humanos devido à sua imparcialidade.

A grande maioria (53%) está preparada para utilizar a IA na gestão da sua vida quotidiana, para a tornar mais eficiente, e 23% utilizaria as suas ferramentas para encontrar o parceiro certo numa aplicação de encontros.

Com base nas estatísticas da Similarweb, o ChatGPT obteve 153 milhões de visitas no primeiro mês após o seu lançamento, em Novembro de 2022, e atingiu um pico de 2 mil milhões de visitas em Abril de 2024. É, actualmente, um dos chatbots mais populares do mundo.

Tendo em conta os rápidos avanços da IA, a Kaspersky realizou um estudo aprofundado para explorar os actuais níveis de confiança na mesma por parte dos utilizadores. O estudo examina as suas funções, desde posições de gestão no local de trabalho até à assistência em decisões importantes na vida.

De acordo com esta investigação, os inquiridos encaram a IA como um membro da sua equipa no trabalho e como um gestor. 26% dos portugueses inquiridos acreditam que a IA poderia ser um líder mais justo do que um ser humano.

A educação é outra área que pode sofrer alguma intervenção da IA. Mais de um terço de portugueses questionados (34%) prevê que, num futuro próximo, as crianças possam ser ensinadas através de experiências virtuais e metaversos.

O estudo também conclui que cerca de 56% dos portugueses inquiridos defendem que a IA já se tornou uma parte inevitável das suas vidas, com mais de 40% a ter uma perspectiva positiva sobre o seu potencial para trazer oportunidades interessantes e melhorar o futuro para todos. A maioria dos portugueses que participaram neste estudo admite que a Inteligência Artificial tem capacidades em áreas criativas – 67% acreditam que é um produtor credível de obras de arte.

A IA também pode ser considerada uma ferramenta preciosa na vida quotidiana. Mais de metade dos inquiridos (53%) gostaria de utilizar a IA para gerir a sua vida quotidiana de forma mais eficiente.

Entre as inúmeras conclusões retiradas, a Kaspersky conclui que quase um terço dos portugueses inquiridos (29%) estão dispostos a utilizar um chatbot com base em IA para conversar online, que 23% utilizá-lo-iam para os ajudar a encontrar o parceiro certo numa aplicação de encontros e que quase metade (48%) acredita que as relações humanas vão mudar devido ao impacto da IA, se as personagens virtuais começarem a substituir os parceiros da vida real.

«Estamos a assistir à crescente adopção da IA como uma ferramenta valiosa, que ajuda as pessoas em diversas áreas. Para além das aplicações tradicionais, como o processamento e a análise de dados, a IA está a ser incumbida de funções pessoais mais intrigantes, incluindo o romance, a educação e o trabalho», destaca Vladislav Tushkanov, gestor do grupo de desenvolvimento de investigação da Kaspersky.

Destaca, também, que: «à medida que as tecnologias de IA continuam a evoluir, o seu potencial para impulsionar a inovação e melhorar as experiências humanas torna-se ainda maior. No entanto, este avanço também traz riscos inesperados e ameaças sofisticadas, que vão desde o excesso de confiança – confiar demasiado nos conselhos da IA – até ao phishing gerado pela IA, deepfakes e roubo de identidade. Estes são os desafios que temos de enfrentar a vários níveis.»

Para proteger os utilizadores contra ameaças baseadas em IA, a Kaspersky sugere:

  1. Instale uma solução de cibersegurança fiável que possa oferecer protecção contra o phishing melhorado por IA, detectando páginas maliciosas e impedindo a interacção com elas. Essa solução ajudará a identificar e a bloquear mensagens de e-mail e websites fraudulentos destinados a roubar informações pessoais.
  2. Para combater os riscos colocados pelos deepfakes, é aconselhável evitar confiar imediatamente em pedidos de dados ou dinheiro, mesmo que pareçam vir de amigos, familiares ou colegas. Verificar a autenticidade do pedido através de métodos de comunicação alternativos é uma medida prudente.
  3. Opte por um verificador de privacidade online, essencial para ajustar as definições de privacidade, de modo a limitar a exposição ao roubo de identidade potenciado pela IA. Esta abordagem minimiza a quantidade de informações pessoais acessíveis online, tornando assim mais difícil a exploração de dados pessoais por parte dos agentes de ameaças.

O inquérito foi realizado em Junho de 2024, 10 mil inquiridos na Alemanha, França, Reino Unido, África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, Cazaquistão, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, México, Portugal, Rússia e Turquia.

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