Sabe o que é o sistema REV? Vai ser obrigatório em todos os carros a partir de Julho

O sistema de segurança REV (Reversing Detection System) vai ser obrigatório a partir de 6 de Julho deste ano. No fundo, serve para avisar o condutor quando algum veículo, objecto ou pessoa se aproximam. 

 

Este detector de trânsito em marcha-atrás é uma versão melhorada dos sensores de estacionamento já conhecidos (e que fazem parte dos ADAS  – Advanced Driver Assistance Systems, ou Sistemas Avançados de Assistência à Condução, na tradução livre) e que detectam a proximidade a um obstáculo, tanto à frente como atrás, através de sensores.

Mas o REV vai mais além, detectando obstáculos a 50 metros (consegue atingir um ângulo mais aberto, funcionando como um radar).

O detector de marcha-atrás é um sistema que alerta sobre a presença de pessoas ou objectos atrás do veículo durante a condução em marcha-atrás através de radares e sensores: os primeiros são os radares de médio alcance localizados nos cantos do para-choques traseiro. Funcionam ao emitir uma onda que é reflectida por possíveis objectos e pessoas e, ao receber o salto, determinam a que distância estão, lembrou o jornal espanhol ‘El Economista’. Podem detectar um objecto até 50 metros de distância.

Para detectar objectos mais próximos, funcionam os sensores ultrassónicos localizados na parte externa do para-choques, que detectam entre três e quatro metros, com base num sistema de ultrassom, semelhantes aos radares. Este sistema é completado com a câmara traseira, o que permite ao motorista visualizar as proximidades na parte traseira do carro, facilitando a marcha-atrás.

Este equipamento de segurança será obrigatório nos novos veículos e as regras vão aplicar-se a todos os veículos rodoviários. O novo regulamento definido pela UE vai decorrer de forma progressiva até 2029, e todos os automóveis vão passar a ter sistemas avançados de alerta ao condutor.

Os veículos ligeiros terão ainda de possuir sistemas de apoio à manutenção na faixa de rodagem e a travagem automatizada, por exemplo.

Ler Mais