![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/07/entrevista.png)
É possível conseguir um emprego sem recorrer a “cunhas”? Sim, veja como
Muitos profissionais acham que ter uma boa rede de contactos é fulcral para conseguir um emprego. Embora os profissionais referenciados tenham geralmente quatro vezes mais probabilidades de serem contratados do que outros candidatos, ainda é possível conseguir uma vaga sem recorrer a “cunhas”. Segundo a Forbes, basta um pouco de planeamento e preparação adicionais.
Em primeiro lugar, lembre-se que nunca é tarde para aumentar a sua rede. Não precisa de ser um daqueles profissionais com uma lista enorme de contactos. É mais benéfico focar-se na qualidade da sua rede do que na quantidade.
Para conseguir um emprego sem contactos, aborde a procura de forma estratégica. Isto significa confiar nas suas capacidades, qualificações e personalidade. Quer seja um recém-licenciado ou um profissional experiente, estas abordagens práticas irão ajudá-lo a destacar-se no mercado de recrutamento.
Defina a sua procura de emprego
A sua procura de emprego precisa de ser bem pensada e intencional. O passo inicial é ter uma ideia específica da função que procura. Restrinja a sua selecção a uma lista de empresas e cargos. Uma vez que os cargos variam entre organizações e sectores, poderá ser necessário alargar os seus parâmetros de pesquisa para incluir funções adicionais. Aí poderá configurar alertas de emprego para receber notificações regulares de cargos relevantes.
Comece a construir a sua rede
Se acabou de sair da universidade ou está a pensar mudar de carreira, pode ser necessário construir a sua rede de contactos a partir do zero. Comece por quem conhece, incluindo familiares e amigos. Uma boa forma de conhecer pessoas é juntar-se ao grupo de antigos alunos do liceu. Alguns locais adicionais incluem:
- Feiras
- Eventos desportivos
- Encontros de voluntários
- Conferências e workshops
- Eventos de associações profissionais
Obviamente, os eventos presenciais não são o único local para expandir a sua rede. Para networking online, o LinkedIn é a plataforma ideal. Comece por optimizar o seu perfil e conectar-se com pessoas que partilham interesses mútuos. Junte-se a grupos do LinkedIn e participe em eventos virtuais. Finalmente, depois de ganhar “presença online”, crie conteúdo para se estabelecer como um líder inovador no seu sector e destacar-se num mercado profissional lotado.
Aproveite os serviços profissionais
No processo de conseguir um emprego sem contactos, é útil procurar ajuda profissional. Um coach de carreira irá ajudá-lo na sua jornada de autodescoberta. Muitos profissionais esperam até chegar aos cargos de gestão intermédia para contratar um coach. Mas ter um coach logo no início pode ajudar a acelerar a sua carreira.
Reserve algum tempo para encontrar a pessoa certa. A maioria dos compromissos de coaching dura vários meses, e vai querer encontrar alguém de confiança com quem se sinta confortável.
Não ignore as referências
Uma referência profissional é alguém em quem confia, como um gestor, colega de trabalho, cliente ou fornecedor, que pode atestar a sua expertise e integridade. Não ignore as recomendações de pessoas de organizações da economia social com as quais esteve envolvido. Mesmo alguém que trabalhou para si pode ser uma boa escolha.
Depois de ter uma lista de referências, contacte-os no início da procura de emprego para garantir que estão dispostos a recomendá-lo. Se concordarem, dê-lhes detalhes sobre a função e recorde pontos-chave que gostaria de destacar. Certifique-se de que os prepara antes de serem contactados pelo empregador. Depois, não se esqueça de agradecer as suas referências e de dar nota do resultado.
Utilize uma abordagem narrativa
Ao contrário de um currículo tradicional com marcadores, um currículo narrativo comunica a sua experiência e qualificações de forma mais eficaz. O formato é criativo e envolvente porque utiliza parágrafos e linguagem descritiva para dar vida ao seu valor para o empregador.
Uma das principais vantagens de um currículo narrativo é que ajuda o recrutador a compreender melhor as suas competências, enquanto ilustra por que será o candidato ideal. O formato não só é mais memorável, como também comunica melhor o historial da sua carreira e as suas conquistas de forma coesa.
Não deixe que a falta de contactos o desencoraje de se candidatar a uma vaga. Embora possa ser intimidante, é possível conseguir um emprego sem “cunhas”. Por vezes, basta tomar a iniciativa, saber o seu valor e utilizar uma estratégia focada.