Está à procura de novo emprego ou recebeu uma proposta? Será que deve contar ao seu chefe? Depende

Anda a receber chamadas de recrutadores – seja por estar à procura de um novo cargo ou por terem surgido novas oportunidades – e a determinado momento pergunta-se: “devo contar ao meu chefe?”. A resposta dependerá sempre da ligação com a chefia, defende a Fast Company.

 

Se trabalha num ambiente tóxico e houver probabilidade de receber reacções adversas significativas, é melhor manter a notícia em segredo até sair. Se tem uma boa relação com o seu chefe, pode optar por lhe contar, mas com que finalidade?

Se sente que está a “trair” o actual empregador e quer apenas aliviar o sentimento de culpa confessando ao chefe, pode não obter a satisfação que deseja com essa conversa. Ou se ainda não pensou sobre o resultado ou consequências da conversa, falar com a chefia será uma má opção.

Em ambos os casos, a chefia não conseguirá fazer nada de produtivo com a informação. Além disso, poderá vê-lo de forma diferente e, por exemplo, diminuir a sua carga de trabalho. Isso é uma má notícia se decidir permanecer ou até mesmo crescer na empresa actual.

Aqui estão algumas orientações claras sobre quando e como informar o chefe de que está a considerar outros empregos.

Se quer ficar

Se quiser ficar, conte ao seu chefe apenas quando tiver decidido exactamente o que pretende do seu emprego actual.

O que é havia de atractivo na oferta que recebeu? Esta informação pode ser uma ferramenta de negociação útil. Tenha uma conversa honesta com o seu chefe sobre o que será necessário para o manter na empresa.

Talvez o novo cargo proposto ofereça um aumento de salário. Pode aproveitar isso para negociar um aumento. Nem sempre o dinheiro vale uma mudança de carreira e tem o direito de pedir um aumento.

Resumindo: se a oferta em cima da mesa é interessante por causa de um melhor salário, está na hora de negociar.

Claro que o dinheiro é apenas um elemento de uma nova oportunidade de carreira. Gostaria de poder trabalhar em projectos diferentes? Com pessoas diferentes? A nova função traz melhores benefícios? Determine por que razão a oferta o tenta e avalie os prós e os contras de sair e ficar. Se a opção ficar for melhor, fale com o seu chefe sobre como tornar a sua função actual ainda melhor.

Se quer sair

Por outro lado, se quiser sair, diga ao seu chefe quando for altura de começar o planeamento da transição.

Se não tiver a certeza de que quer aceitar uma nova oferta, partilhe apenas a informação necessária. Após verificar o aviso prévio legal que consta no seu contrato de trabalho, informe a chefia e comunique a sua intenção de ajudar a facilitar o plano de transição. Mesmo que esteja a sair de um ambiente de trabalho tóxico, tente sair “pela porta grande”.

A conversa “vou sair da empresa” nunca é fácil, mesmo que tenha uma óptima relação com a chefia. Felizmente, existem formas de se preparar. Seja educado, mas também directo e claro sobre a sua intenção. Se tudo correr bem, o seu chefe expressará apoio e não responderá à notícia com raiva, ameaças ou sentimento de culpa. Se o fizer, é uma indicação de que fez a escolha certa.

Este tipo de conversa pode custar no momento, mas, em última análise, é útil em retrospectiva. A forma como alguém reage ao ouvir notícias indesejáveis ​​revela mais sobre o seu carácter do que as interacções comuns.

Timing 

Não partilhe informações sobre chamadas de recrutadores demasiado cedo, mesmo que se dê muito bem com o seu chefe.

Se tem uma relação especialmente próxima, pode partilhar mais cedo que planeia sair. No entanto, se o fizer demasiado cedo irá colocá-lo numa posição embaraçosa. O seu chefe sentirá necessidade de contar ao seu superior hierárquico. Está pronto para que a sua saída se torne de conhecimento público? Se não, guarde a notícia para si.

Quando, após ponderação e no momento certo, partilhar a notícia, transmita a mensagem com cuidado, especialmente se existir a probabilidade de o seu chefe se sentir traído ou magoado.

Se tem uma boa relação de trabalho com a chefia, ou mesmo uma amizade, pode ser difícil não partilhar. Mas o desejo de não apanhar alguém desprevenido alguém também pode levar a contar demasiado cedo. Deixe clara a sua intenção primeiro. Se quiser ficar, construa a conversa com esse objectivo em mente. Se sabe que vai sair, reserve tempo suficiente para a chefia elaborar um plano de sucessão.

Ler Mais