A sua equipa anda ansiosa? É mau sinal. Tem de responder a uma pergunta e implementar estas 4 práticas para mudar essa realidade

Os relatórios do primeiro trimestre de 2024 nos EUA referem que a motivação e o engagement dos colaboradores caíram para 30%, os níveis mais baixos dos últimos 11 anos. A maior descida regista-se entre as gerações mais jovens e aqueles que trabalham apenas em modo remoto ou presencial.

 

Quais os motivos? Como é que as lideranças e chefias intermédias podem ajudar os colaboradores a manter-se motivados? O Entrepreneur dá uma ajuda.

Em primeiro lugar: por que está a diminuir o interesse dos colaboradores?

Um factor importante a considerar é o gap geracional. A Geração Z tem uma mentalidade diferente em relação à construção de carreiras do que os seus antecessores. Preocupam-se mais com tema como um trabalho com significado, em vez de apenas ganhar dinheiro ou progredir na carreira da forma habitual. Isto pode confundir os gestores que esperam que os colaboradores mais jovens queiram o mesmo que eles queriam quando começaram. No entanto, esta expectativa entra muitas vezes em conflito com a realidade.

Então, como contrariar esta situação e manter as pessoas envolvidas no seu local de trabalho?

Capacite os colaboradores e promova a responsabilização

Para começar, conceda aos colaboradores mais controlo sobre o seu ambiente e horário de trabalho. Permita-lhes escolher se querem trabalhar a partir de casa ou ir para o escritório e os horários em que trabalham. Esta flexibilidade ajuda os profissionais a trabalhar quando se sentem mais produtivos e promove uma cultura de confiança e auto-responsabilização.

Esta abordagem é normalmente conhecida por ROWE (results-only work environment). Em vez de observar de perto os colaboradores e controlá-los, concentramo-nos nos resultados que alcançam. Confiamos na equipa para gerir a sua carga de trabalho e realizar tarefas. Esta forma de gerir ajuda no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e faz com que as pessoas se sintam mais responsáveis, produtivas e felizes no seu trabalho.

Crie um ambiente dinâmico para cultivar o crescimento entre os colaboradores

Outra medida é criar um ambiente dinâmico onde os colaboradores se sintam desafiados e incentivados a crescer. Isso significa formar um conjunto diversificado de tarefas que evite manter os colaboradores na mesma rotina todos os dias. É claro que algumas tarefas operacionais são necessárias para o bom funcionamento da empresa, mas é igualmente crucial oferecer oportunidades para que os colaboradores alarguem as suas competências e enfrentem novos desafios.

Os gestores desempenham um papel fundamental nesta abordagem, pois são responsáveis ​​pelo desenvolvimento e gestão deste conjunto de tarefas. Têm de garantir que cada membro da equipa tem uma combinação de tarefas em que são bons e tarefas que os ajudem a aprender e a crescer. Desta forma, os managers podem tornar o trabalho mais interessante para a sua equipa e mantê-la motivada e envolvida.

Aproveite as actividades partilhadas da equipa para construir um sentido de comunidade

Outra táctica a considerar é promover a camaradagem e os interesses partilhados entre os membros da equipa, com a organização de actividades e eventos que unam os colaboradores. Missões no escritório, desafios desportivos, encontros e celebrações de efemérides são excelentes formas de cultivar um sentido de comunidade e pertença.

As experiências partilhadas proporcionam oportunidades de interacção social e promovem também o trabalho em equipa, a criatividade e a interajuda. Isto resulta num ambiente de trabalho positivo e em relações mais fortes dentro da equipa.

Abrace a diversidade cultural e valorize o equilíbrio individual entre a vida pessoal e profissional

Por último, ser líder de uma empresa significa prestar atenção às diversas mentalidades e valores culturais da equipa, especialmente quando se opera no panorama internacional. Compreender e respeitar as diferenças culturais, especialmente no que diz respeito ao conceito de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, são cruciais quando se procura criar um ambiente de trabalho positivo.

Os líderes devem adoptar uma abordagem flexível e empática que respeite os valores e os limites individuais dos colaboradores.

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