Recém-graduados estão a definir novas dinâmicas nos locais de trabalho
Os recém-graduados em início de carreira já estão a redefinir os locais de trabalho. Esta é uma das principais conclusões do mais recente relatório da CEMS: The Future-Forward Workforce.
O relatório da Aliança Global CEMS – que junta 33 das melhores Universidades e Escolas de Gestão do mundo e da qual a Nova SBE é membro e único representante de Portugal – aponta o que os jovens profissionais esperam do novo mundo do trabalho e como os principais empregadores respondem a estas aspirações.
A presente geração de recém-graduados dá primazia a horários flexíveis em vez do tradicional ‘9-to-5’. Havendo essa flexibilidade horária, os inquiridos dizem até não se importar de trabalhar fora do horário normal de escritório.
Contrariamente à opinião geral, esta geração não vê o escritório como obsoleto, mas antes como uma peça instrumental para a construção e sentido de pertença a comunidade, necessária ao seu desenvolvimento profissional.
Os inquiridos assumiram ainda disponibilidade para compromissos de longo prazo com uma única empresa, desde que garantidas as condições adequadas, tais como funções desafiantes, oportunidades de desenvolvimento e uma cultura empresarial colaborativa. No fundo, estes recém-graduados encaram a sua carreira como evolutiva e constituída por passos, recusando a ideia de uma jornada profissional predefinida. Os planos de longo prazo são substituídos por um foco na próxima década, refletindo a imprevisibilidade do mundo.
As conclusões deste estudo baseiam-se num inquérito quantitativo realizado a recém-graduados da rede CEMS em todo o mundo, complementado com entrevistas aprofundadas para explorar mais detalhadamente as perspetivas destes jovens profissionais.
O relatório integra ainda opiniões de especialistas seniores dos 70 parceiros corporativos da CEMS e dos 33 parceiros de escolas de negócios, para explorar como estão a adaptar as suas práticas de recrutamento e de ensino para atrair e reter os melhores talentos. The Future-Forward Workforce inclui ainda um conjunto de recomendações para empregadores, educadores e jovens profissionais.