Seis “must have” que as empresas têm (mesmo) de assegurar para conseguir fidelizar talento

Com o início do ano laboral de 2024/2025, as empresas enfrentam o desafio crucial de reter talentos. Neste contexto, a MVGM, empresa de gestão imobiliária, destaca estes seis aspectos que as empresas devem ter em conta para reter o talento.

São eles:

1. Segurança e conforto: para atrair e reter os melhores talentos, os escritórios devem ser mais do que um simples local de trabalho. Estes espaços devem ser concebidos para proporcionar um ambiente seguro, funcional e acolhedor, com espaços que promovam a colaboração e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

 

2. Gestão e manutenção das instalações: para que as pessoas se sintam confortáveis num escritório, este deve estar em perfeitas condições. Neste domínio, é importante estabelecer parcerias com empresas especializadas para gerir o serviço de manutenção e as incidências de forma automatizada, eficiente e controlada. Desta forma, os escritórios podem ser espaços cómodos e eficientes para quem neles trabalha.

 

3. Sustentabilidade: desempenha um papel particularmente importante no sector imobiliário. Estas práticas, desde a utilização eficiente dos recursos até à redução da pegada de carbono, tornaram-se um factor decisivo na retenção de talentos. Neste sentido, é importante a obtenção de certificações ESG, bem como a conformidade dos activos com a Taxonomia Europeia. A visão e o controlo total dos activos permitem orientar los para o caminho mais adequado, supervisionando e liderando todas as fases de implementação e recomendação na tomada de decisões.

 

4. Tecnologia: A integração de ferramentas que facilitem a colaboração presencial e remota é vital para criar um ambiente de trabalho dinâmico e adaptável. Isto inclui soluções que permitem uma transição perfeita entre trabalho remoto e presencial, garantindo que as equipas, independentemente da localização, se sintam ligadas e produtivas.

 

5. Cultura de equipa: nos escritórios, é essencial dispor de espaços de convívio (cafetaria, sala de eventos, etc.) para promover e estabelecer a cultura das empresas. Por outras palavras, devem ser muito mais do que um simples espaço de trabalho.

 

6. Responsabilidade social e boas práticas de governação: Estes aspectos fazem parte do principal foco de atenção das empresas do sector imobiliário. A viabilidade de uma execução eficaz e eficiente das políticas impostas pelas empresas do sector imobiliário deve ser incentivada, facilitando a concretização dos objectivos.

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