Este é o top 5 dos piores comportamentos no local de trabalho. Evite-os (a todo o custo, para não pôr o seu emprego em risco)
Quase um terço (31%) dos profissionais não sente que trabalha num ambiente respeitador, onde as boas maneiras são valorizadas, revela um novo inquérito da Monster, que entrevistou mais de mil trabalhadores norte-americanos em Agosto, avança a CNBC.
Embora a etiqueta no local de trabalho possa parecer diferente do que era no passado, os profissionais ainda a valorizam: quase sete em cada 10 trabalhadores dizem que considerariam deixar o emprego se o empregador não tivesse políticas sobre normas como pontualidade e comunicação.
Eis os comportamentos mais rudes no local de trabalho, de acordo com a Monster:
- Ser pouco asseado e desleixado
- Promover intrigas e boatos
- Usar linguagem inadequada
- Não responder às mensagens
- Chegar sempre atrasado às reuniões
Como evitar falhas de etiqueta no local de trabalho
Algumas gafes podem parecer óbvias, como chegar sempre atrasado a entrevistas de emprego ou reuniões com a chefia. Outras são mais subjectivas.
O que um colega considera “linguagem inadequada” pode parecer inofensivo para outro, diz Brandon Smith, terapeuta e coach de carreira. Por isso, recomenda evitar palavras que possam ser potencialmente estranhas com as pessoas com quem trabalha, incluindo calão geracional, analogias desportivas ou referências a filmes e programas de TV específicos, a menos que tais expressões sejam comuns na equipa.
Outro erro comum de etiqueta no local de trabalho é não responder a e-mails e chamadas. «Na ausência de comunicação, as pessoas tendem a presumir o pior», diz Smith. «Uma das formas mais rápidas de ganhar confiança e credibilidade no trabalho é ser receptivo.»
Smith recomenda seguir a “regra de ouro” de responder no prazo de 24 horas. «Mesmo um simples e-mail de confirmação a dar nota que recebeu a mensagem demonstra profissionalismo e respeito pelo tempo da outra pessoa.”»
O fio condutor destes erros, na opinião de Smith, é o egoísmo, uma característica pouco atraente em qualquer local de trabalho. «Não deve ter a atitude de “Eu sou o mais importante e tudo gira à minha volta”. Em vez disso, tenha em conta os sentimentos das outras pessoas e aborde o seu trabalho com o desejo de ajudar os outros e trabalhar em conjunto como uma equipa.»