Das armadilhas que impedem a reinvenção das empresas ao que os colaboradores (realmente) querem. A(s) resposta(s) na edição de Setembro da Human Resources. Já disponível

Na edição de Setembro, o destaque de capa vai para um artigo do MIT Sloan Management Review sobre as armadilhas que impedem a reinvenção das organizações. Mas são muitos mais os temas nesta rentrée, desde entrevistas a casos práticos, passando por estudos, nomeadamente sobre o que (realmente) querem os colaboradores. Chega às bancas na quarta-feira, mas já está disponível online.

 

Fruto das mudanças tecnológicas ou de marcado, as organizações têm de se reinventar para se manterem relevantes e sustentáveis. Para algumas o esforço é acrescido, porque ficam presas em três armadilhas, que têm origem na sua identidade, na sua estrutura organizacional e na forma como os seus membros colaboram. O MIT Sloan Management Review analisa o tema e aponta os caminhos a seguir.

Passando para as entrevistas, conversámos com Eduardo Taborda, fundador e CEO da tecnológica Syone, que admite que gerir pessoas é mais complexo do que gerir o negócio. Mas são elas que determinam o seu sucesso.

Na rubrica “Gestora de Pessoas”, a protagonista é Ana Rita Loução, directora de Recursos Humanos e Organização da Generali Tranquilidade, que aborda o ciclo de transformação profunda que a seguradora iniciou na área que lidera.

Destaque também para as principais conclusões do “Workforce 2024”, da Korn Ferry, que inquiriu 10 mil profissionais de todo o mundo para responder a uma simples pergunta: o que querem as pessoas do trabalho?

Nos artigos de especialistas, partilhamos a análise de Enrique Dans, professor de Tecnologias de Informação e Sistemas da IE University, sobre o que está por trás da Inteligência Artificial, e de Marco Neves, managing partner da Next Neuro Generation Leader, sobre a ciência do poder da visualização: do mundo do desporto para o mundo empresarial.

De salientar também as “Estórias com Propósito”, este mês com Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor, que conta a inspiradora história da sua caminhada para chegar ao topo da montanha mais alta do continente africano, o Kilimanjaro.

Nas Boas Práticas damos a conhecer a estratégia da STEF Portugal, construída à volta da estratégia “People Care” e, no Case Study, apresentamos a nova política de parentalidade da AstraZeneca, concebida para minimizar a discriminação de género e garantir as mesmas oportunidades a todos.

Nos conteúdos branded, têm a palavra a Fidelidade e a Sabseg e, no Especial dedicado Team Building/ Eventos internos, a Delta Cafés. Nos Cadernos Especiais, três temas em destaque, com a apresentação de vários casos práticos: Benefícios Flexíveis (Aon, Edenred, Galp e WTW), Comunicação interna (Cofidis, KPMG, MC, Randstad, Secil, Super Bock Group) e Well-Being (ANA Aeroportos e MSD Portugal).

São 140 páginas repletas de conteúdos a não perder.

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