Galp: A importância da escolha
Num sector em grande transformação, como o da energia, torna-se ainda mais indispensável que as empresas saibam responder a um conjunto alargado de necessidades dos colaboradores, que vão além da compensação financeira. É esse o objectivo da Galp, com um plano que evolui desde 2018.
Os colaboradores são fundamentais para qualquer empresa e é a pensar neles que a Galp apresenta um Plano de Benefícios Flexíveis, mais de 30, agrupados em cinco categorias: Reforma, Tecnologia, Saúde e Bem-Estar, Educação e Mobilidade. Cada colaborador escolhe anualmente, de forma facultativa e flexível, quais os benefícios que melhor se adaptam às suas necessidades.
«O Plano de Benefícios Flexíveis é um dos programas Galp mais valorizados pelas nossas pessoas. Este plano visa não só a retenção, mas também a atracção de talento», afirma Mafalda Gonçalves, HR Rewards Lead da Galp. «Grande parte do sucesso deste plano tem sido a inovação constante no leque de benefícios disponibilizados, sendo que todos os anos temos colocado à disposição benefícios adicionais. Além disso, este é um plano que se caracteriza pela sua não obrigatoriedade, em que a não participação numa anuidade não exclui a participação no ciclo seguinte. Desta forma, conseguimos oferecer um plano flexível, com características que o tornam único e bastante atractivo.»
A empresa mantém uma comunicação muito próxima com os seus colaboradores, que têm ao longo de cada ano acesso a toda a informação sobre o plano nas plataformas internas da Galp, bem como num canal exclusivo para colaboradores, que os apoia com os vários temas, sugestões e dúvidas que existam, e ainda sessões abertas a todos sobre as características do plano de cada ano.
A adesão aos benefícios flexíveis na Galp tem tido um aumento muito significativo de ano para ano. Só em 2024, comparando com o ano anterior, o valor associado ao plano aumentou 49%, nomeadamente na alocação de benefícios tecnológicos e saúde e bem-estar. Este indicador releva não só que os colaboradores estão cada vez mais a optar por benefícios que possam vir a melhorar o seu dia-a-dia no actual modelo híbrido de trabalho e o work-life balance, mas também que valorizam a flexibilidade em termos de alocação de valor, com mais de 60% a optarem pela escolha de dois ou mais benefícios.
«Perante estes resultados, pretendemos continuar a disponibilizar às nossas pessoas maior flexibilidade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, dando assim a possibilidade de efectuarem escolhas de acordo com as suas preferências e necessidades», refere Mafalda Gonçalves.
Agora escolham
A estratégia adoptada pela Galp em termos de Benefícios Flexíveis tem sido estar atenta ao mercado e às tendências em termos de novos benefícios, enquanto procura ouvir quais as necessidades que os colaboradores gostariam de ver abrangidas pelo plano. Desta forma, sentem que são mais competitivos, atractivos e que conseguem responder às necessidades do seu maior activo, as pessoas.
Relativamente aos benefícios flexíveis mais valorizados em termos de número de escolhas, as preferências incidem sobre Tecnologia, Saúde e Bem-Estar. Já no que diz respeito ao valor alocado, as preferências recaem sobre as categorias de Educação e Poupança para a Reforma.
Em complemento, de forma a apresentarem um elemento de novidade nas categorias disponíveis, todos os anos são efectuadas análises das tendências de mercado. Garantem assim que mais colaboradores terão à sua disposição benefícios que vão ao encontro dos seus interesses.
Mafalda Gonçalves explica que, «nos últimos anos, temos desenvolvido um questionário de engagement para recolher feedback dos nossos colaboradores e realizado sessões regulares de esclarecimento, onde são identificados pontos de melhoria e onde surgem ideias a explorar de eventuais novos benefícios».
O mundo está em constante mudança e é necessário estar a par das tendências e do que é que os colaboradores mais valorizam em termos de benefícios, para ser possível dar resposta e atrair o melhor talento, sendo diferenciadores e inovadores. «Sabemos que os candidatos, ao dia de hoje, já não valorizam apenas o salário base e os benefícios tradicionais. Querem ter flexibilidade e liberdade de escolha, para poderem tirar o máximo proveito do que a empresa lhes apresenta, numa lógica de Total Compensation. Na nossa experiência, as pessoas procuram cada vez mais empresas que ofereçam ambientes de trabalho adaptáveis às suas necessidades individuais, com flexibilidade de escolha de benefícios que melhor se adequam a cada um e desta forma acabam por sentir culturalmente, de forma orgânica, uma ligação e sentido de maior pertença à empresa», explica Mafalda Gonçalves.
«Este tipo de planos tem efectivamente a grande vantagem de se adaptarem ao ciclo de vida de cada um, garantindo desta forma que se mantém atractivo e competitivo para as diferentes gerações existentes na empresa. Ainda assim, não notamos diferenças muito significativas de diferentes escalões etários. O que garantimos é que estamos constantemente actualizados e a par das grandes tendências dos benefícios que podemos disponibilizar, para dessa forma avaliarmos a inclusão dos mais atractivos no nosso plano», conclui a HR Rewards Lead.
Para cada categoria disponível existem vários benefícios, que respondem às necessidades dos colaboradores da Galp, seja através de planos de reforma, de tickets de educação/infância ou, por exemplo, planos de saúde complementares ao seguro de saúde base que a Galp já disponibiliza, bem como lares para ascendentes ou soluções de mobilidade e tecnologia.
Em termos gerais, existe uma procura constante por todos os benefícios, não se destacando uma clara preferência por um benefício em específico em detrimento de outros. O importante é garantir que cada colaborador pode personalizar o plano de acordo com as suas prioridades e interesses.
Apesar da crescente oferta de benefícios flexíveis, Mafalda Gonçalves considera que o risco de “banalização” de alguns benefícios não existe, pois o que a mesma facilita é que cada colaborador escolha e adapte os mesmos ao que mais valoriza, sendo que essa liberdade e flexibilidade é cada vez mais apreciada no mercado de trabalho, especialmente pelas gerações mais novas. Desta forma garantem também que, com um maior leque de possibilidades de escolha, chegam efectivamente a todos.
O futuro é cada vez mais personalizado
«Na nossa visão, as tendências futuras serão sempre assentes, por um lado na manutenção da customização dos planos de benefícios flexíveis, bem como a aposta em políticas que reforcem e fomentem a saúde, o bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional das nossas pessoas. A flexibilidade que a empresa disponibiliza na escolha dos benefícios não só atrai talentos, como também promove um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador, onde cada colaborador pode escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de vida. Além disso, uma comunicação aberta e transparente dos benefícios flexíveis irá promover um maior engagement dos colaboradores com a empresa, reforçando o nosso posicionamento competitivo no mercado», defende Mafalda Gonçalves.
Para isso, a Galp pretende manter a proximidade com os colaboradores, com o objectivo de garantir que o reforço do plano se encontra alinhado com as suas expectativas e necessidades: «com a constante evolução do mercado e do mundo, estamos certos de que as pessoas vão continuar a valorizar cada vez mais este tipo de planos, bem como olhar para a sua retribuição numa lógica onde os benefícios flexíveis vão, muito provavelmente, assumir uma parte cada vez mais significativa da remuneração total.»
Este artigo faz parte do Especial “Benefícios Flexíveis” publicado na edição de Setembro (n.º 165) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.