MC: A tecnologia como simplificadora de processos
Na MC, a comunicação interna não é apenas uma ferramenta. É uma expressão da proposta de valor, através da qual é partilhada a cultura da empresa. E conta com uma app que está a ser um sucesso.
A MC adopta uma abordagem inovadora e personalizada, combinando a comunicação digital, tão necessária nos dias de hoje, com a comunicação local e presencial, como forma de humanizar a empresa e criar momentos importantes para as suas pessoas. Utiliza ainda canais bidireccionais, que dão voz aos colaboradores, promovem o seu envolvimento e valorizam a sua opinião.
«Contamos as nossas histórias na primeira pessoa, damos voz às nossas lideranças e por isso criamos uma grande aproximação interna, fortalecendo os laços entre as equipas, as lideranças e as diferentes áreas do negócio. Para estarmos mais próximos de todos desenvolvemos uma aplicação interna, à nossa medida, que permite facilitar o dia-a-dia do colaborador, bem como estar a par de tudo o que se passa na organização, a app Better Together», explica Mariana Ferreira, responsável de Employer Brand da MC.
Além disso, a MC realiza múltiplas iniciativas, sempre com o foco de apoiar, motivar e reconhecer os seus colaboradores, que são disseminadas pela comunicação interna e ajudam a fortalecer o clima de satisfação e segurança. Cada acção interna levada a cabo é pensada para reforçar o sentimento de pertença e a conexão com a cultura da empresa, com o objectivo de tornar a MC um lugar onde todos se sentem valorizados e inspirados a contribuir para o sucesso colectivo.
O principal desafio na implementação de uma estratégia eficaz de comunicação interna está relacionado com a dimensão da MC, com cerca de 40 mil pessoas, repartidas por diversas insígnias e distribuídas por todo o país, entre escritórios, lojas e entrepostos logísticos. Por um lado, é necessário garantir que a comunicação alcança todos os colaboradores. Por outro, é essencial que áreas tão variadas se identifiquem com uma única identidade: a MC. Além disso, existe uma multiplicidade de mensagens a transmitir, desde informações de negócio e desenvolvimento, até ao impacto na comunidade e a importância do bem-estar no trabalho e na vida.
«Para enfrentar esse desafio, desenvolvemos uma estratégia de comunicação única e abrangente que reflecte a união que pretendemos que exista e que traduz o nosso EVP. Possuímos diversos canais internos para garantir que chegamos a toda a gente e que todos se sentem parte da MC. Para além da app Better Together, possuímos canais tão diversos como uma rede social interna, pontos de comunicação física, SMS, podcasts ou LCD nas zonas comuns», explica Mariana Ferreira.
A LIDERANÇA COMO REFLEXO DA EMPRESA
De acordo com Mariana Ferreira, «a cultura da MC só consegue ser devidamente impulsionada e comunicada com o apoio das nossas lideranças. São elementos-chave para tudo o que fazemos. Os nossos líderes são focados nas suas equipas e no seu desenvolvimento, promovendo uma cultura de optimismo, confiança e autonomia».
É através da liderança que a MC faz chegar mensagens importantes e são também eles o reflexo da cultura e valores da empresa. Os líderes são ainda incentivados a terem um papel activo, contarem as suas histórias e participarem em todos os momentos relevantes para as equipas. Esta humanização das lideranças fomenta a cultura empresarial, ao mesmo tempo que demonstra o compromisso que têm para com todas as pessoas e a promoção do seu bem-estar.
Numa empresa com esta heterogeneidade de perfis, funções e negócios é essencial conseguir comunicar da melhor forma possível para todos. Uma comunicação clara e transparente ajuda a construir confiança e permite que os colaboradores se sintam informados, incluídos e reforça o seu sentimento de pertença.
A comunicação interna tem um papel fundamental no envolvimento dos colaboradores e na sua satisfação com a empresa. É através dos canais internos que a MC garante, por exemplo, que a informação sobre vantagens e benefícios chega a toda a gente. É também por estes meios que dão a conhecer projectos e programas de apoio a colaboradores, promoção do bem-estar, desenvolvimento e promoção de carreira e mobilidade interna.
Segundo Mariana Ferreira, «podemos desenvolver muitas iniciativas, mas se estas não chegarem às pessoas, não têm impacto. Daí a importância de conhecermos as nossas pessoas e estarmos sempre focados em conseguirmos fazer chegar a nossa mensagem da melhor forma, para conseguimos atrair e reter o melhor talento dentro de portas, algo extremamente importante neste mercado tão competitivo».
AS NOVAS TECNOLOGIAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA
A app Better Together é uma aplicação nativa interna bastante inovadora, que congrega a maioria das informações e comunicações a que querem que os colaboradores tenham acesso. «Esta aplicação está a ser um sucesso e funciona como simplificador de processos relevantes para nós», considera Mariana Ferreira.
Esta nova ferramenta permite que cada colaborador tenha acesso a um sem fim de funcionalidades através do telemóvel, como marcar e desmarcar férias, consultar horários, realizar trocas de folgas, aceder aos seus recibos de vencimento, ao seguro de saúde e vida e a todos os benefícios e vantagens que a MC oferece. Para além disso, funciona ainda como um agregador de todas as comunicações internas importantes, desde anúncios e notícias sobre o negócio, até podcasts, passatempos, actividades e eventos.
Também recentemente foi criada uma aplicação para a integração de novos colaboradores de loja, que aumenta a sua ligação com a marca através de um modelo de gamification que vai dando dicas e notas de formação inicial. Desta forma, têm colaboradores mais conectados com o seu novo local de trabalho e motivados para completar a sua aprendizagem.
A comunicação bidireccional também é crucial. A MC procura ouvir activamente os seus colaboradores e incentiva a que partilhem as suas opiniões e feedback. Assim, todos fazem parte activa na construção da cultura organizacional, garantindo que os valores da empresa sejam vividos e praticados por todos.
Através de uma comunicação clara e transparente, a empresa consegue transmitir as informações necessárias, reduzir incertezas e estabelecer uma relação de verdadeira confiança de parte a parte. Ter acesso à informação correcta proporciona uma maior sensação de segurança, principalmente em momentos de crise. «Estar ciente do que está a acontecer e não ficar “no escuro” sobre como estamos a enfrentar um desafio ou dificuldade é crucial para fortalecer o vínculo e a conexão entre todos. Ao entenderem como as decisões são tomadas, os colaboradores tendem a sentir um maior sentimento de pertença, o que pode intensificar o espírito de grupo e união. É essencial que a empresa forneça informações seguras e confiáveis para fortalecer a confiança e a colaboração, dois pilares fundamentais para o sucesso das organizações», considera a responsável de Employer Brand.
A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK INTERNO
Ouvir e medir o bem-estar dos colaboradores é uma das principais preocupações da MC. Além de manterem um canal de comunicação aberto de todos para todos, possuem ainda uma ferramenta interna de medição de satisfação. Este questionário é enviado de forma regular e segmentada ao longo do ano e possui um grande momento em Setembro, altura em que auscultam a totalidade dos colaboradores. «Em termos mais práticos, claro que a nossa equipa de Comunicação Interna tem as suas métricas, como taxas de abertura de e-mails e newsletters, engagement na nossa rede social interna, ou cliques e visitas à nossa app», revela Mariana Ferreira.
Outro indicador importante é a participação em reuniões e eventos internos. A presença e a interacção durante esses momentos reflectem o interesse e o comprometimento de todos com as informações e iniciativas realizadas.
O feedback dos colaboradores é essencial para a melhoria contínua da comunicação interna, uma vez que permite identificar pontos fortes e áreas que precisam de ser melhoradas e ir de encontro às necessidades de todos. Ao ouvir os colaboradores, conseguem alinhar a estratégia de comunicação interna e torná-la mais clara, transparente e envolvente.
De acordo com Mariana Ferreira, «Todos somos constantemente impactados com uma grande quantidade de conteúdo. O desafio vai ser manter o colaborador interessado no que temos para lhe dizer. Vamos ter de conquistar o share of attention das nossas pessoas. Num mundo globalizado e muito acelerado, os colaboradores procuram cada vez mais experiências personalizadas. As empresas que oferecem este tipo de experiências vão ter maior sucesso no futuro. O desafio é grande, sobretudo tendo em conta a nossa dimensão, mas a verdade é que também a tecnologia tem evoluído para que consigamos dar estas respostas. A inteligência artificial será sem dúvida um aliado para uma comunicação mais rápida, mais personalizada e sobretudo mais relevante».
Este artigo faz parte do Especial “Comunicação Interna” publicado na edição de Setembro (n.º 165) da Human Resources.
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