Tem uma pessoa na sua equipa que o tira do sério?! Aprenda estas três truques para sobreviver ao seu pior colaborador
Todos os gestores, durante a sua vida profissional, terão um daqueles colaboradores que surpreendem pela negativa, seja pelo comportamento ou por criarem um incidente que quase requer terapia para ser ultrapassado. A Inc.com partilha uma abordagem para superar aquele colaborador que leva a chefia ao desespero.
Gerir pessoas é algo único. Não são da família, mas passa mais tempo com elas do que com os seus próprios familiares. No entanto, pelo menos como a família, há dias em que os adora e há dias em que dão vontade de arrancar os cabelos.
Há aquele colaborador que odeia profundamente a chefia ou a empresa, independentemente da forma como é tratado e, portanto, contagia todos os que o rodeiam. Ou pior, aquele colaborador que orientou e adorou durante anos, que, de repente, dá uma volta de 180 graus.
Jack Welch, ex-presidente e chefe executivo da General Electric, disse que uma empresa que gere bem pessoas enfrenta sempre problemas com os colaboradores. «Os disruptores são um tipo de personalidade. Se for esse o caso, afaste-os das pessoas que tentam fazer o seu trabalho. São venenosos.»
Mesmo com todas as conversas, entrevistas e ferramentas de RH, é difícil realmente conhecer os colaboradores. Eis uma abordagem para superar aquele colaborador que leva a chefia ao desespero.
Acontece a todos
Por vezes, saber que não acontece já a si ajuda um pouco. Quando passar por algo deste género, contacte com os seus pares sobre o que aconteceu. Com as regras de privacidade, não poderá mencionar nomes, mas ao partilhar informação resumida as pessoas honestas do grupo terão a sua própria história para partilhar.
Aprenda com o caos
Embora provavelmente não pudesse evitar isso acontecer, avalie a experiência e reflicta sobre as aprendizagens que podem prevenir algo do género no futuro. Questione todos os envolvidos para obter perspectivas únicas sobre a situação. Nunca desperdice uma crise e use essa situação para o tornar a si e à sua equipa melhores líderes.
Ponha de parte
Depois de partilhar com os seus pares mentores e avaliar a situação, ponha-a de parte. Não perca tanto tempo a cismar ou a pensar que está a prejudicar os bons colaboradores. Isso não vai mudar a história nem tornar o futuro melhor.
Independentemente de ser bom a contratar ou a julgar o carácter de alguém, somos todos humanos. O comportamento será sempre o maior mistério da humanidade, por isso, analise, ponha o assunto de lado e concentre-se nos colaboradores que valem a pena.