Cinco dicas para ter reuniões individuais mais produtivas
As reuniões individuais são as melhores oportunidades para se construir relacionamentos mais sólidos no trabalho. Mas, quando mal geridas, podem ser, também, o maior obstáculo. O High Play Institute explica como garantir maior eficácia.
Cinco dicas para reduzir a ansiedade à volta destas reuniões, e para elas se tornem mais interessantes e produtivas.
Tenha reuniões individuais mais frequentes – aqueles que têm reuniões mais frequentes sentem-se menos intimidados do que os colaboradores que não têm reuniões deste tipo como hábito na sua organização. Por isso é importante que estas reuniões façam parte da sua agenda.
Alinhe-as com os objectivos – defina expectativas e seja concreto naquilo que tem de ser ‘entregue’ no final. Isso ajuda-o a criar um propósito.
Encorage uma agenda que tenha dois sentidos – use uma lista simples com tópicos para a reunião. Faça perguntas e estimule uma comunicação de dois sentidos – o que está a correr bem?; em que te posso ajudar?; quais são as tuas principais prioridades?; surgiu alguma novidade inesperada?; como te sentes?
Mais foco nos resultados e não tanto no processo – em vez de optar por uma atitude de microgestão opte por responsabilizar e dar empowerment. Defina com clareza os objectivos e deixe as pessoas encontrar a melhor forma de os entregar.
Follow up – feche as acções que foram entregues, lembre-se que não existe maior frustração do que ter líderes que não se preocupam em perceber o que foi feito ou a ausência de feedback.