Conheça as 6 desvantagens de ter horários flexíveis

Há empresas que estão a optar pela flexibilização dos horários laborais como forma de obter vantagem competitiva sobre a concorrência e, simultaneamente, satisfazer as necessidades dos colaboradores. Mas será essa a solução certa? A Fast Company fez um apanhado das desvantagens dos horários flexíveis. Descubra se alguma se adequa a si e/ou à sua empresa.

1 – Impacto negativo na comunicação. O agendamento de reuniões e a resposta a emails e telefonemas pode ficar comprometido se o horário laborar for muito variável. O que tem um impacto imediato no desenvolvimento dos projectos. A forma de contornar esta situação é definir, de forma clara, os objectivos e os prazos, assim como estabelecer um período de tempo em que os colaboradores têm de estar sempre disponíveis (seja por email ou telefone).

2 – Falhas no serviço. Os horários flexíveis podem causar constrangimentos no relacionamento com os clientes, nomeadamente quando há menos pessoas no escritório. Solução que pode ser atenuada se houver sempre alguém disponível.

3 – Pode danificar a cultura corporativa. Trabalhar em casa significa menos tempo no escritório e menos socialização com os colegas. Logo, menos espírito de equipa.

4 – Diminuição da produtividade. Um horário flexível pode, mais rapidamente, levar um colaborador a ter um burn out. Tudo porque se tem a sensação de estar sempre a trabalhar e devido à ausência de um horário estruturado e de um espaço de trabalho designado.

5 – Incumprir os horários. Se a política for demasiado flexível pode levar a que alguns colaboradores acreditem que podem “relaxar” no trabalho e terem mais tempo recreativo.

6 – Falta de gestão. O maior desafio na flexibilidade reside no facto de a maioria dos colaboradores não terem a formação necessária para aproveitar e potenciar os horários flexíveis. É necessário, primeiro, conhecer os objectivos para conseguir conciliar, da melhor forma possível, a vida profissional com a pessoal.

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