Duvida da legitimidade de alguns sites ou empresas? Google pensou numa solução
A Pesquisa Google está a testar marcas de verificação azuis para aferir determinados resultados de pesquisa, mas essa funcionalidade é limitada por enquanto, avança a ZDnet.
Da próxima vez que pesquisar uma empresa online no Google, poderá ser um pouco mais fácil saber se o que está a ver é um link legítimo.
A Google está a testar resultados de pesquisa verificados para empresas no seu motor de pesquisa. Ao pesquisar uma determinada empresa, poderá ver um visto azul ao lado de alguns resultados, o que significa um link verdadeiro para o website dessa empresa.
O objectivo é garantir que os utilizadores chegam ao site que pretendiam pesquisar, evitando o aproveitamento por terceiros de erros ortográficos ou sites imitadores. Esta parece ser uma continuação da adição, no ano passado, de marcas de verificação azuis para remetentes do Gmail.
Actualmente, a experiência não está a ser amplamente implementada, mas já existe em vários sites, como Meta, Nike, Amazon, Apple, Samsung, Nordstrom, Prada, Audi, entre outros. O foco parece estar nos sites de grandes empresas, onde é mais provável os clientes comprarem algo e terem de submeter informações confidenciais.
Se passar o rato sobre a marca de verificação azul, verá uma mensagem a explicar o que é. «Este ícone está a ser mostrado porque os sinais da Google sugerem que esta empresa é o que diz ser.» Além disso, surge um aviso a informar: «A Google não garante a fiabilidade desta empresa ou dos seus produtos».
A Google não explica como presume que estes links são seguros, mas disse ao The Verge que o processo envolve, pelo menos em parte, a verificação manual.