Estes são os melhores empregadores (do mundo) de 2024. Descubra também em que posição surge a primeira portuguesa

A Forbes, em parceria com a Statista, divulgou o ranking dos Melhores Empregadores do Mundo de 2024, com base na auscultação de mais de 300 mil colaboradores em mais de 50 países, Portugal incluído. 

 

Pelo oitavo ano consecutivo, a Forbes classifica os Melhores Empregadores do Mundo – as empresas e organizações que, para os colaboradores, oferecem trabalho desafiante, oportunidades de crescimento e benefícios atractivos, entre outras vantagens. A lista, produzida em parceria com a Statista, empresa de estudos de mercado, baseia-se nas avaliações das pessoas que trabalham nessas empresas.

À semelhança do ano anterior, para determinar a classificação, a Forbes entrevistou mais de 300 mil colaboradores em mais de 50 países que trabalham para grupos empresariais multinacionais que empregam mais de mil trabalhadores e operam em pelo menos duas das seis regiões continentais do mundo (África, Ásia, Europa, América Latina e Caraíbas, América do Norte e Oceânia).
Os inquiridos foram questionados se recomendariam a sua empresa a familiares ou amigos e se a avaliariam com base em critérios como salário, desenvolvimento de talentos e opções de trabalho remoto. Os participantes puderam também avaliar empresas que conheciam através do seu próprio conhecimento do sector e de amigos e familiares que lá trabalhavam.
As respostas ao inquérito foram contabilizadas e analisadas juntamente com os dados dos três anos anteriores, com maior peso nos dados mais recentes e nas avaliações dos colaboradores actuais. Embora o número de homenageados por país variasse de acordo com a população e as empresas qualificadas em cada área, em última análise, as 850 empresas com as pontuações mais elevadas obtiveram uma classificação na lista, que abrange 48 países.
No top 10 global, cinco são empresas norte–americanas e estão representadas quatro europeias:
  1. Microsoft, EUA (100)
  2. Alphabet, EUA (97.89)
  3. Samsung Electronics, Coreia do Sul (94.21)
  4. Adobe, EUA (94.19)
  5. BMW Group, Alemanha (93.69)
  6. Delta Air Lines, EUA (91.98)
  7. Airbus, Países Baixos (90.80)
  8. Ikea, Países Baixos (90.10)
  9. Lego Group, Dinamarca (89.80)
  10. IBM, EUA (89.31)
Portugal surge mais para a frente na lista com quatro empresas. O Banco Comercial Português (BCP) consta no 389.º lugar com uma pontuação de 68.59; a Galp Energia com 61.90 está em 683.º do ranking, seguida pela Caixa Geral de Depósitos na 792ª posição (60.23) e, por fim, o Grupo EDP ocupa o lugar 845, com 59.39 pontos.
Conheça o ranking completo aqui.