Está a gastar muito na conta da luz? A culpa pode ser dos electrodomésticos. Saiba quais gastam mais (e como poupar)

No âmbito do Dia Mundial da Economia de Energia, que se assinala a 21 de Outubro, a Selectra analisou o impacto dos diferentes electrodomésticos na factura da electricidade e agregou conselhos simples para poupar.

 

Muitos consumidores desconhecem o real custo energético dos seus aparelhos. Para promover a poupança, a Selectra, especialista em tarifas de energia, realizou uma análise detalhada para perceber os valores de consumo dos electrodomésticos mais comuns. Esta análise comparou o consumo de diferentes aparelhos, considerando o uso durante uma hora por dia ao longo de um mês de 30 dias, tanto para tarifas simples quanto para bi-horárias.

Os resultados da análise mostram variações significativas no consumo de energia, dependendo da tarifa contratada e do tipo de equipamento utilizado. Por exemplo:

● Micro-ondas vs. forno: numa tarifa simples, a utilização de um micro-ondas revelou-se aproximadamente 70% mais económica do que a utilização de um forno e, numa tarifa bi-horária, cerca de 60% mais económica.

● Aquecedor eléctrico vs ar condicionado: O ar condicionado demonstrou ser cerca de 55% mais económico do que o aquecedor eléctrico, tanto na tarifa simples quanto na bi-horária.

 

Estes resultados reforçam a importância de uma abordagem consciente ao uso dos electrodomésticos. Compreender o seu consumo é essencial para reduzir o valor da factura e tomar decisões mais informadas e eficientes no que toca ao uso de energia.

Para celebrar com poupança este Dia Mundial da Economia de Energia, partilhamos algumas dicas simples para poupar na factura da electricidade:

Adapte a potência contratada ao seu consumo;
● Escolha a tarifa que melhor se adequa ao seu estilo de vida;
● Opte por lâmpadas LED, mais eficientes do que as tradicionais.;
● Lave a loiça na máquina e apenas quando esta estiver cheia;
● Opte pintar as paredes com cores claras;
● Desligue o forno e o fogão antes de terminar a cozedura, aproveitando o calor residual;
● Não deixe equipamentos em standby;
● Escolha electrodomésticos eficientes;
● Certifique-se de que a sua casa está bem isolada;
● Compare ofertas de energia regularmente para garantir a melhor poupança.

Ler Mais