Groundforce
Mobilidade
A Mobilidade na Groundforce não assume apenas a forma de deslocalização geográfica. É promovida e fomentada a mobilidade interáreas, quer de forma pontual como de forma “definitiva”. São vários os meios criados internamente para que seja dada aos colaboradores a possibilidade de crescerem na sua função ou mudarem de função, de acordo com requisitos que naturalmente estão definidos logo à partida. Mas mais do que isso, a Groundforce estimula a passagem provisória de um conjunto de colaboradores por várias áreas da empresa, para suprimento de necessidades pontuais mas acima de tudo para que elas tenham a possibilidade de sentir a pulsação de uma determinada área, a natureza e complexidade das tarefas e a realidade acerca daquela função. E muitas vezes é dessa experiência passageira que nasce uma vontade autêntica e realista de ir para determinada área, o que resulta em sucesso total na sua integração!
Em grandes empresas como a Groundforce, a mobilidade é tradicionalmente associada a uma gestão negativa das pessoas: se um colaborador é transferido, é porque é inadaptado. A contrario sensu, o que se pretende é disseminar a ideia de que “Somos todos Groundforce”, focando a fusão entre diferentes experiências e vivências individuais para necessidades comuns em torno de um propósito colectivo que é a sustentabilidade da empresa.
Inovação em Gestão de Pessoas
A Direcção de Recursos Humanos da Groundforce Portugal trabalha a reengenharia e inovação dos seus sub-processos, para que as pessoas representem o “Factor P” (Pessoa) da sua cadeia de valor. Como? Através de uma organização eficaz da vida dos colaboradores e uma interlocução próxima com os vários stakeholders que gerem o seu quotidiano.
Onde é que a Groundforce Portugal marca a diferença? Ao integrar programas e iniciativas com Processos de GRH, inseridos num ciclo de continuidade e numa estratégia e missão directamente declaradas pelo nome do Programa Macro, o “Transformar”, que veio agora desdobrar-se em mais iniciativas que estão a ser desenvolvidas, muitas delas resultantes de insights de colaboradores. Ao tornarem-se orgânicas, estas iniciativas acabam por ajudar a empresa a incrementar processos de trabalho impactando nos resultados organizacionais e aumentando o envolvimento interno. Com a adopção de lean naming foi criada uma mensagem simples: querer apoiar os colaboradores e reconhecer as suas superações dizendo, com orgulho a toda a empresa “you made it!”, para alinhar pessoas e negócios, com o objectivo último de gerar aproximação entre pessoas, transformando assim a Groundforce Portugal! We handle People!