Promover o bem-estar nas empresas, tirar os “elefantes da sala” e aumentar a empregabilidade. Sºao alguns dos (muitos) temas da edição de Novembro da Human Resources. Já disponível

Na edição de Outubro, o destaque de capa vai para o Executive Breakfast, que juntou 11 especialistas numa reflexão sobre saúde e bem-estar, diversidade e inclusão. De entrevistas a reportagens, passando por mais um barómetro, com foco nos “elefantes na sala”, são muitos os conteúdos de interesse na Human Resources n.º 166, já disponível online. Confira o alinhamento completo e não perca esta edição. Chega às bancas na segunda-feira.

 

Dados referentes à saúde e bem-estar dos portugueses são cada vez mais preocupantes. É um tema de sociedade, que se reflecte e tem impacto nas empresas. Tal como o da diversidade e inclusão. São temas tudo menos lineares e onde ainda há muito por fazer. Para contribuir para este caminho, a Human Resources promoveu mais um Executive Breakfast, desta feita em parceria com a Swaifor, e convidou 11 especialistas de diferentes sectores, dos Seguros ao Retalho, passando pela Tecnologia, Saúde e Energia, para partilharem as suas experiências e perspectivas.

Destaque também para a 55.ª edição do Barómetro Human Resources, que identifica vários  “elefantes na sala” da Gestão de Pessoas: uma nova geração que exige mais e dá menos às empresas, e que, sendo a mais diplomada, não é a mais bem preparada; uma geração sénior que se sente discriminada; a cultura organizacional a perder relevância nas empresas; lideranças a precisar de actualizar competências e um contexto demográfico que já está a impactar as organizações.

Nas habituais entrevistas, conversámos com Rossana Gama, Country manager em Portugal do Grupo Boticário, que assume a missão de “deixar uma marca positiva nas pessoas”; e Edite Barbosa, administradora da Sonae Arauco, que defende a capacitação das pessoas para impulsionar a verdadeira transformação nas organizações.

Nesta edição vai também encontrar uma grande reportagem, com foco num tema fundamental – a requalificação profissional em Portugal. Falámos com os diferentes intervenientes do PRO_MOV,  integrado na iniciativa europeia R4E – Reskilling 4 Employment, que visa aumentar a empregabilidade e dar resposta às necessidades actuais do mercado de trabalho, num esforço conjunto de Estado, empresas e pessoas.

No artigo internacional do MIT Sloan Management Review, a reflexão é sobre um dilema que assola alguns líderes: por um lado a consciência dos benefícios vários do trabalho remoto, e por outro a incerteza de como tirar o melhor proveito dos momentos presenciais.

Nos especialistas nacionais, temos Ricardo Caldeira, autor dos livros “Liderança Emocional” e “Cisnes Negros da Liderança”, que apresenta o conceito de neo-liderancismo.

Na rubrica “Estórias com Propósito”, Fernanda Freitas partilha o poder do conto e da leitura, espelhado na “sua” Associação Nuvem Vitória.

No oitavo episódio das HR Talks, rubrica mensal, o foco é o recrutamento inclusivo, numa conversa com especialistas do Grupo Ageas Portugal, Fnac e Randstad.

Também não faltam o “Case Study”, onde damos a conhecer como a Makro Portugal está a transformar novos talentos em líderes através do “Metro Potentials”, e nas “Boas Práticas”, tem destaque o Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel, em São Miguel, nos Açores, onde o desafio é duplo: atrair talento… numa ilha.

Ainda conteúdos branded (Fidelidade), Especiais – de Comunicação Interna (Vodafone), Well-being (Grupo Egor) e Employer Branding (Ei! Assessoria Migratória) e Cadernos Especiais, com três temas: Consultoria (Cegoc e Consulting House), Contact Centers (Intelcia, Manpower TBO e Randstad) e Onboarding e Inboarding (Grupo FHC, Meo e Prio).

Como vê, são muitos os conteúdos de interesse para ler este mês.

Confira o alinhamento completo aqui. E, seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.

Ler Mais