Preço médio de venda e arrendamento de casas voltou a aumentar em Portugal. Sabe qual a cidade mais cara? Veja aqui

De acordo com dados do “H1 Iberia Real Estate Market Report” da MVGM, o preço médio de venda e arrendamento em Lisboa voltou a aumentar e a tendência é que o mercado permaneça assim, enquanto houver uma elevada procura para uma escassa oferta, os preços continuarão a subir.

 

Ao longo dos primeiros seis meses do ano, o mercado imobiliário residencial registou tendências de crescimento nas vendas e nos arrendamentos, embora com algumas diferenças entre as cidades de Lisboa e Porto. Actualmente, os preços médios de arrendamento de habitações em Lisboa e no Porto são 19,2 euros por metro quadrado e 15,3 euros por metro quadrado, respectivamente.

A subida dos preços das rendas no primeiro semestre de 2024 regista variações trimestrais de cerca de 0,3% e variações anuais de 5,3% em Lisboa, comparando com a taxa negativa de 0,2% de variações trimestrais e 9,1% de variações anuais que se verificam no Porto.

A redução das taxas de juro, observada em Junho deste ano, facilitou o acesso dos portugueses ao crédito à habitação. Esta medida, em conjunto com as novas políticas de habitação, contribuiu para um aumento das transacções no mercado imobiliário durante o Verão deste ano.

No segundo trimestre deste ano foram vendidos 33 350 imóveis em Portugal Continental. Este volume de transacções representa um aumento de 4,9% face ao trimestre anterior, em que foram adquiridos 31 800 imóveis. Cerca de 88% das vendas correspondem a imóveis usados, enquanto os restantes 12% são imóveis novos.

Apesar de existirem novas medidas que são favoráveis aos portugueses e que permitem um maior acesso a um crédito para aquisição de um imóvel, os preços dos imóveis continuam a aumentar. Este ano, registou-se um novo aumento de 7,7% em Agosto, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Ler Mais