Saiba o que a Google está a fazer para assegurar a privacidade das suas plataformas

Sundar Pichai, CEO da Google e da Alphabet, partilhou algumas actualizações sobre o trabalho que a empresa está a desenvolver para melhorar a privacidade nas suas plataformas.
Para Sundar, à medida que a Google desenha os seus produtos foca-se em três princípios, manter a informação segura, tratá-la de forma responsável e colocando o utilizador no controlo.

 

Tratar os dados de forma responsável 
A google acredita que os produtos devem manter a informação do utilizador apenas durante o tempo em que for útil para o utilizador, quer estejamos a falar de encontrar os destinos favoritos no Maps ou obter recomendações úteis sobre o que ver no YouTube.

Foi por isso que foram introduzidos controlos para eliminação automática que proporcionam a opção de escolha da Google apagar automaticamente e de forma contínua os seus dados do histórico de localização, de pesquisa e actividade de voz após três ou de 18 meses. A google está também a mudar as práticas de retenção de dados para tornar a eliminação automática como padrão nas definições de actividade principais.

Eis como funciona: Na primeira vez que activar o histórico de localização – que está desligado por definição – a opção de eliminação automática será estabelecida, por definição, nos 18 meses. No caso da actividade da web e de aplicações a eliminação automática será definida, automaticamente, para 18 meses para novas contas. Isto significa que os seus dados de actividade serão apagados de forma automática e continuamente após 18 meses, em vez de mantidos até o utilizador decidir apagá-los.

Para os utilizadores que activaram anteriormente o Histórico de Localização e a Actividade da Web e de apps, não serão alteradas as suas configurações.

 

Controlo à sua maneira
A Google está a fazer actualizações em várias das suas ferramentas de privacidade:

  • Controlos da conta Google directamente a partir da pesquisa: A tecnológica está a tornar mais fácil aceder aos controlos da conta Google directamente a partir da pesquisa. Em breve, quando estiver com a sua conta Google poderá pesquisar por coisas como: “Verificação de Privacidade Google” ou “A minha Conta Google é segura?” e nesse momento uma pequena caixa que será apenas visível para si irá mostrar-lhe as suas definições de segurança de modo a que possa facilmente revisá-las ou ajustá-las.
  • Acesso mais simples ao modo incógnito: O acesso modo incógnito será ainda mais simples nas apps mais populares, ao clicar longamente na imagem de perfil na pesquisa, maps e youTube.  Está disponível na aplicação Google para iOS e em breve para Android e outras aplicações.
  • Controlos de privacidade mais proactivos: Anualmente, mais de 200 milhões de pessoas visitam o verificação de privacidade. A tecnológica está a trabalhar para o tornar mais útil adicionando-lhe recomendações proactivas, incluindo guias com sugestões e dicas para o ajudar a gerir as suas definições de segurança.

 

Proteger proactivamente a informação
A Google disponibiliza protecções automáticas em todos os produtos. E isto inclui a Navegação Segura que protege diariamente mais de quatro mil milhões de dispositivos de ameaças como o phishing e malware, e o Google Play Protect que verifica as suas aplicações antes, durante e após o download para ajudar a manter os seus dispositivos seguros.

Há cinco anos foi criada a Verificação de Segurança, um único e fácil local para proteger a sua Conta Google. Agora, apenas com um clique, será disponibilizada uma vista rápida da segurança da sua conta e recomendações personalizadas para ajudar a manter os seus dados seguros. Nas próximas semanas, o Verificação de palavra passe, será agora uma parte essencial da Verificação de Privacidade.

Tais como os outros elementos da Verificação de Privacidade a tecnológica vai fornecer as informações necessárias para proteger automaticamente as contas do risco.

 

Investir em tecnologias de preservação da privacidade
Ser responsável com os seus dados significa mantê-los privados. É por isso que a Google a avançar em tecnologias que preservam a privacidade e investe em milhares de engenheiros de privacidade para tornar as nossas protecções mais fortes nos produtos da Google.

Por exemplo, a privacidade diferencial alimenta os Relatórios de mobilidade da comunidade que ajudam as autoridades de saúde pública a combater a COVID-19 usando os dados de localização de uma forma em que a privacidade é preservada. Também ajuda o Google Maps a utilizar dados agregados para mostrar o quão ocupado está um restaurante em tempo real sem nunca revelar quem está no restaurante. Este ano, pela primeira vez na indústria, utilizamos simultaneamente a privacidade diferencial e aprendizagem federada, uma técnica que para treinar modelos que sustentam o Gboard. Isto combina alguns dos métodos mais avançados para proteger a sua privacidade.

Ler Mais