
Quantas empresas foram criadas em 2016?
O primeiro trimestre do ano registou 120 novas empresas constituídas por dia. O mês de Janeiro foi o mais dinâmico.
Os dados são avançados pela IGNIOS no seu mais recente “Observatório de Negócios, Insolvências, Créditos Vencidos e Constituições”, e, no total, quase 11 mil novas empresas foram criadas nos primeiros três meses do ano, com 38% delas a serem registadas só no mês de Janeiro (4.118).
Para António Monteiro, CEO da IGNIOS, «a constituição de empresas mantém um ritmo diário animado e mostra, uma vez mais, o peso do turismo na economia, com os serviços prestados nesta área a mostrarem a evolução mais significativa. Contudo, nota-se uma desaceleração face ao ano passado, com um impacto claro das quebras sentidas no comércio a retalho e por grosso, bem como no comércio de veículos».
A IGNIOS apurou ainda o total de insolvências para o 1º trimestre de 2016, que ascendeu a 2.215 empresas, das quais 24% no distrito de Lisboa e 22,6% no do Porto.
Sobre a IGNIOS
A IGNIOS – Gestão Integrada de Risco S.A., fundada em 1947, é especialista em soluções integradas e personalizadas de gestão de risco, que abrange todo o ciclo completo de negócios das empresas incluindo Informação de Marketing, Informação de Crédito e Gestão de Cobranças.