Um erro (humano) fez com que todos as candidaturas a uma vaga fossem rejeitadas automaticamente (pela IA)
Este manager provou que o sistema de rastreio de candidatos do departamento de RH rejeitava automaticamente todos os candidatos e tudo devido a um erro inacreditável, conta o Your Tango.
O mercado de trabalho e o processo de procura de emprego não atravessam o seu melhor momento e cada profissional envia diariamente centenas de candidaturas, em grande parte sem sucesso.
A parte mais frustrante será enviar uma candidatura e receber minutos depois uma rejeição, tornando óbvio que o cv nem sequer foi visto. Neste caso, isso aconteceu pelo motivo mais inacreditável e resultou em despedimentos.
O ATS (Applicant Tracking System), ou sistema de rastreio de candidatos, tornou-se o pesadelo de quem procura emprego, pois o software nem sempre consegue compreender desvio da “norma”, como, por exemplo, uma lacuna no currículo. E a integração da IA parece estar a piorar tudo isto – inclusive exacerbando a discriminação.
Mas um manager descobriu uma falha completamente diferente que suscita imediatamente a pergunta: estará o mesmo tipo de erro está a acontecer constantemente?
O manager publicou a sua história num comentário numa publicação separada do Reddit, na qual um candidato a emprego de outra empresa lamentava uma “rejeição recorde”. Ambos os e-mails – um contendo a confirmação da recepção da candidatura e outro a rejeição da vaga – chegaram às 10h56.
Obviamente, não há nenhuma forma possível de a sua candidatura ter sido realmente analisada por algo mais do que um software com requisitos rigorosos e inescrutáveis. Contudo, pode ter-se dado o caso de o ATS em questão ter simplesmente cometido um erro.
«Os sistemas de rejeição automática de RH deixam-me irritado», escreveu o manager no seu comentário, explicando que, enquanto procuravam recentemente um novo colaborador, o departamento de RH não conseguiu encontrar um único candidato qualificado para o cargo em três meses de procura.
Naturalmente, o manager ficou desconfiado e decidiu investigar. «Criei um e-mail e enviei-lhes uma versão modificada do meu currículo com um nome falso para ver o que estava a acontecer com o processo», escreveu. «E adivinhem, fui rejeitado automaticamente. Os RH nem sequer olharam para o meu currículo.»
Quando o manager levou a questão à gestão de topo, «despediram metade do departamento de RH nas semanas seguintes». Acontece que tudo se deveu a um erro tipográfico com graves consequências.
O manager trabalha na área da tecnologia e estava a tentar contratar developers. Mas os RH configuraram o sistema para procurar programadores com experiência não só no software errado, mas também num software que já nem existe desde 2010 (o AngularJS).
«Como o [ATS] estava a rejeitar automaticamente perfis sem AngularJS, perdemos literalmente todos os candidatos possíveis», explicou. «A parte verdadeiramente irritante é que pedia constantemente ponto de situação e diziam-me sempre que tinham alguns candidatos que não passavam nos primeiros processos de triagem (o que era falso).»
É difícil não pensar se este tipo de estupidez também estará a acontecer noutras empresas e a agravar outros problemas importantes que os especialistas dizem estar a perturbar o mercado de trabalho, como empresas que substituem profissionais de RH por ferramentas de IA ou equipas reduzidas de recrutadores sobrecarregados.