Tendências para a Gestão de Pessoas 2025: WTW destaca três (incontornáveis)

Elsa Carvalho, head of Business Development WTW, identificou três tendências que vão marcar o mundo do trabalho e da Gestão de Pessoas em 2025.

 

O mundo tem-se alterado rapidamente e assim também a forma como se aborda a Gestão das Pessoas. Ter uma cultura organizacional resiliente e inovadora constitui uma prioridade fundamental. É necessário investimento, compromisso e transformação contínua.

Destaco para 2025:

O poder do People Analytics: os dados

A tendência de evolução do people analytics de relatórios descritivos para previsões e recomendações permitem aos gestores antecipar tendências, desenvolver estratégias preventivas e melhorar a experiência do colaborador. A título de exemplo, a análise de informação credível e relevante permite identificar tendências de desempenho, prever riscos de rotatividade e criar estratégias de retenção mais eficazes. Necessariamente que este poder exige igualmente um compromisso com questões éticas e privacidade de informação.

Saúde mental e bem-estar integral; Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)

A pandemia veio destacar a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Acredito que, em 2025, veremos uma abordagem ainda mais abrangente, integrando aspectos físicos, emocionais, sociais e financeiros do bem-estar. Os programas personalizados e os benefícios que atendam às necessidades individuais continuarão a ser uma tendência crescente. Adicionalmente, a aposta por práticas reais e mensuráveis de DEI tenderá a crescer com exemplos concretos e reais da diferença nas empresas e na sociedade em geral.

A continuidade da aposta no upskilling e reskilling

Com o avanço exponencial da automação e da IA, o sucesso organizacional dependerá da capacidade de continuar a apostar em pessoas e equipas adaptáveis, resilientes e em aprendizagem contínua.  Os programas de upskilling (aperfeiçoamento) e reskilling (requalificação) continuarão a ser elementos centrais. Para que isso aconteça, tanto pessoas quanto empresas devem assumir responsabilidades partilhadas, promovendo a aprendizagem como um pilar para o sucesso.

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