Um pilar na Gestão de Pessoas

A Comunicação tem um papel fundamental na vida da BP Portugal. Pela importância que imprime na motivação das pessoas, no desenvolvimento de talentos e principalmente na construção da confiança entre a organização e os colaboradores.

Anabela Silva tem um percurso atípico, traçado praticamente no mercado petrolífero, uma vez que está há 20 anos na BP. Para a directora de Marketing e Comunicação Externa da BP Portugal, função que ocupa desde Setembro de 2014: «o acto de comunicar é um processo intrínseco da Gestão das Pessoas».

As equipas na BP Portugal, em geral, são hoje muito mais reduzidas e interdisciplinares, fruto de diversas reestruturações ao longo dos últimos anos e dos ajustes do negócio aos desafios da indústria. Por isso a Comunicação tem sido um pilar na Gestão de Pessoas e uma função transversal a todas as áreas da empresa, permitindo inclusivamente o envolvimento dos colaboradores nas actividades e estratégias empresariais e posicionando a empresa perante o exterior. «Empresas que tenham processos de comunicação definidos e que sejam exímias na sua execução, conseguem ultrapassar alterações organizacionais de uma forma muito mais pacífica e em determinadas situações conseguindo até, reforçar a confiança, dos colaboradores», reforça Anabela Silva.

A directora de Marketing e Comunicação Externa da BP Portugal põe-nos a par da relação entre a Comunicação e a Gestão de Pessoas, a evolução do papel da Comunicação e algumas tendências da área.

Leia a entrevista na íntegra nesta edição da Human Resources Portugal.