Há um novo líder isolado nos passaportes mais valiosos do Mundo. Saiba também que posição ocupa Portugal (desceu)
O Henley Passport Index classifica todos os passaportes do mundo de acordo com o número de destinos a que os seus titulares podem aceder sem visto prévio, baseado em dados da International Air Transport Association (IATA). A Henley & Partners acaba de divulgar o ranking de 2025.
Singapura e Japão destacam-se do grupo de seis países que partilharam o primeiro lugar no ano passado para garantir o ouro e a prata, respectivamente, no Henley Passport Index 2025, que classifica todos os 199 passaportes do mundo de acordo com o número de destinos aos quais podem aceder ao visto gratuito.
Singapura recupera o lugar de passaporte mais poderoso do mundo com acesso sem visto para 195 dos 227 destinos em todo o mundo, deixando o Japão em segundo lugar com uma pontuação de 193, mas ainda à frente dos restantes depois de recuperar a isenção de visto acesso à vizinha China pela primeira vez desde os bloqueios da pandemia.
França, Alemanha, Itália e Espanha desceram duas posições no ranking para a 3.ª posição, juntando-se à Finlândia e Coreia do Sul, que perderam uma posição cada nos últimos 12 meses e agora têm acesso a 192 destinos.
Um grupo de sete países da UE, todos com acesso sem visto a 191 destinos — Áustria, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega e Suécia — partilha o 4.º lugar. Portugal perde uma posição ocupando agora o 5.º lugar com 190 destinos sem visto (em 2024 tinha acesso a 191) ao lado da Bélgica, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido.
Top 5 do Henley Passport Index 2025
- Singapura (195)
- Japão (193)
- Finlândia, França, Alemanha, Itália, Coreia do Sul, Espanha (192)
- Áustria, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Suécia (191)
- Portugal, Bélgica, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido (190)
O restante Top 10 do índice é amplamente dominado pelos países europeus, excepto a Austrália (6.º lugar com 189 destinos), o Canadá (7.º lugar com 188 destinos), os EUA (9.º lugar com 186 destinos) e os Emirados Árabes Unidos, o primeiro e único estado árabe a atingir os escalões mais altos do ranking.
Os Emirados Árabes Unidos foram um dos que mais ascendeu no índice na última década, tendo garantido o acesso a mais 72 destinos desde 2015, o que lhes permitiu subir 32 posições e chegar ao 10.º lugar, com acesso sem visto a 185 destinos em todo o mundo.
No extremo oposto está o Afeganistão, que permanece na última posição do Índice, tendo perdido o acesso sem visto a mais dois destinos no ano passado.
Apenas 22 dos 199 passaportes do mundo caíram no ranking do Henley Passport Index na última década. Surpreendentemente, os EUA são o segundo país com maior queda entre 2015 e 2025, a seguir à Venezuela, caindo sete posições, da 2.ª para a actual 9.ª posição. O Vanuatu é o terceiro país que mais caiu, perdendo seis posições, da 48.ª para a 54.ª posição, seguido pelo passaporte britânico, que estava no topo do índice em 2015, mas está agora no 5.º lugar. A completar a lista está o Canadá, que desceu três posições na última década, do 4.º para o atual 7.º lugar.
Em contraste, a China está entre os que mais subiu na última década, do 94.º lugar em 2015 para o 60.º em 2025, com a sua pontuação de isenção de vistos a aumentar em 40 destinos nesse período.