Novo ano, com muito brio

Por Vera Norte, coach executivo – Comunicação

 

No início de um novo ciclo surge sempre um momento de reflexão sobre o que já foi passado, mas, sobretudo, sobre o que queremos que seja o futuro. Nesta reflexão surgem os sonhos, as acções que prevemos, as metas que desejamos alcançar, os erros que queremos ver corrigidos. Este processo, este ano, conduziu-me a uma reflexão sobre o que tem sido a minha vida profissional, sobre o que me fez superar tantas vezes, que fez que não desistisse em momentos muito difíceis, quer pessoais quer profissionais.

Onde me segurei? O que me fez continuar e acreditar em mim, não perder a confiança nem o espírito de luta, sobretudo ser sempre humilde, ouvir e aprender com todos os que me rodearam ao longo destes anos. Sinto, repetidamente, que continua a ser algo que prezo muito, algo que me sustenta muitas vezes, que não me deixa desistir, que me dá sentido e propósito, que me alinha na linha da vida trazendo-me de volta aos meus valores, às bases da minha construção enquanto pessoa.

Gosto de alargar os meus horizontes e 2024 foi um ano de novas experiências. Ao longo de uma vida, que já passou com certeza os dois terços, continuo à procura de aprender, de ter desafios, de conhecer novas pessoas, novos projectos, outras formas de olhar. Olhando estes dois terços, passados no meio de tantas aventuras, projectos e desafios, há algo que encontro, algo em que me encontro, sempre: o brio.

Antiga expressão que me remonta ao meu avô e que me recentra nos meus valores essenciais. Talvez uma expressão desconhecida para os mais jovens, mas encontro-a em todas as atitudes, em todas as horas gastas, em todas as formas de interacção com as tarefas e com as pessoas. É o brio que ponho no que sou e no que faço que me faz Ser e Acontecer.

Procuro muita vezes este brio nos que me rodeiam, porque à volta dele está normalmente a humildade, a honestidade, a resiliência, a vontade e o orgulho do esforço por ser melhor, por fazer melhor.

Esta é, sem dúvida, uma reflexão muito pessoal, mas que gostava de trazer para a nossa sociedade actual. O brio individual é uma peça fundamental nas nossas organizações. Pessoas com brio vão e levam-nos mais longe. Precisamos de mais brio aplicado às nossas organizações, aplicado aos nossos processos e aplicado sobretudo a nós próprios!

Que 2025 seja, para todos nós, um ano cheio de muito brio!

Ler Mais