Mário Guedes Vidal, Beyond Gravity: «As nossas equipas servem um objectivo importante para o progresso da humanidade»

Fornece globalmente produtos e subsistemas para a indústria espacial e pretende ser a maior empresa de engenharia e inovação aeroespacial a operar em Portugal. Para o conseguir, a aposta da Beyond Gravity passa por novas contratações e por desenvolver e reter talentos.

 

Por Tânia Reis

 

O objectivo é tornarem-se a maior empresa espacial em Portugal. Sendo que o sector da aviação foi considerado o terceiro mais atractivo para trabalhar pelo “Randstad Employer Brand Research Portugal 2024”, estão no bom caminho.

Nesse sentido, em Março de 2023, a Beyond Gravity anunciou a criação de um novo Innovation & Digital Hub em Lisboa, que foi oficialmente inaugurado em Novembro desse ano. Desde então, a empresa espacial estatal suíça alcançou vários marcos e cresceu rapidamente em Portugal.

«Estamos muito satisfeitos com todos os progressos realizados, uma vez que a Beyond Gravity Portugal está à frente dos objectivos estabelecidos», afirma o director-geral Mário Guedes Vidal. As novas instalações permanentes foram inauguradas no início de Outubro deste ano e, para já, contam com 115 colaboradores, um número acima do planeado, realça.

A equipa – de nove nacionalidades, uma idade média de 39 anos e 70% com mestrado ou doutoramento – «está a contribuir para os centros de competência em Engenharia Espacial, Finanças, Tecnologia, Qualidade e Cadeia de Abastecimento para impulsionar a transformação digital e o crescimento do negócio da Beyond Gravity a nível global». E é para essas áreas que estão a contratar, já que prevêem atingir o marco dos 220 colaboradores até 2025.

Mário Guedes Vidal reitera que querem «transformar a Beyond Gravity numa referência na indústria espacial» e não tem dúvidas de que «Portugal, e Lisboa em particular, oferece as condições ideais», não só pelas universidades especializadas e localização atractiva, mas também pelo «ambiente dinâmico de startup e ecossistema aeroespacial em crescimento, muito competitivo para os padrões internacionais».

O principal objectivo desta expansão é «ter acesso a profissionais talentosos, difíceis de encontrar noutras localizações», que irão contribuir para reforçar a competitividade e para o crescimento da empresa nos próximos anos, respondendo às necessidades e expectativas dos clientes em todo o mundo. «Em última análise, as equipas servem um objectivo importante para o progresso da humanidade», defende o responsável. «E «estão conscientes de que, ao integrarem a Beyond Gravity, estão a trabalhar numa empresa que já forneceu produtos para centenas de missões diferentes, durante mais de 40 anos, e que, actualmente, trabalha em cerca de 400 projectos.»

 

Prioridades na Gestão de Pessoas
A estratégia de People & Culture da Beyond Gravity assenta em três pilares e «desempenha um papel essencial para apoiar o crescimento e a transformação da empresa». Mário Guedes Vidal identifica-os, garantindo que, «em conjunto, permitem atrair, desenvolver e reter talentos, contribuindo simultaneamente para os objectivos ambiciosos da empresa».

São eles:

Supporting Growth, onde alinham as «iniciativas de pessoas com a expansão do negócio, com o estabelecimento de novas localizações através da abertura de novas instalações de produção em Linköping, na Suécia, Decatur no Alabama, ou em Lisboa»;

Nurturing & Engaging, que está relacionado com «o desenvolvimento de um ambiente inspirador e inclusivo, e inclui o reforço no employer value proposition, assegurando uma comunicação motivadora, promovendo a diversidade, a equidade e a inclusão, e dando ferramentas para os colaboradores liderarem com a mudança de forma eficaz»;

Fixing the Basics, que se centra em melhorias fundamentais, tais como «garantir a integridade dos dados, padronizar as avaliações e os títulos e aperfeiçoar o modelo de prestação de serviços».

Para além disso, a empresa procura «disponibilizar condições de trabalho competitivas» e atractivas, tendo «investido na criação de um ambiente de trabalho moderno». A começar pelo modelo de trabalho híbrido para maior flexibilidade, embora os «escritórios tenham muito espaço e óptimas condições para quem prefere o modelo presencial». Com cerca de 1200 metros quadrados, o Innovation & Digital Hub dispõe de um ambiente de escritório especialmente concebido para co-working, reuniões, workshops e acções de team building. A cantina, o estacionamento gratuito e a localização central no coração de Lisboa – mesmo em frente à estação de comboios e de metro –, entre outros, são benefícios muito apreciados pelos colaboradores.

Com horários flexíveis, reconhecendo a importância de um bom equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal, a Beyond Gravity «oferece ainda um pacote salarial atractivo, que inclui também seguro de saúde privado e benefícios flexíveis, entre outras regalias».

Numa tecnológica espacial global em crescimento, a capacitação e formação assumem igualmente grande relevância, pelo que a aposta no desenvolvimento dos seus profissionais não é descurada pela Beyond Gravity, combinando a experiência prática com oportunidades de aprendizagem direccionadas. «Através de projectos estimulantes e desafiantes na indústria espacial, os nossos colaboradores adquirem conhecimentos incalculáveis enquanto contribuem para missões com enorme impacto», garante Mário Guedes Vidal. Também disponibilizam programas de formação estruturados, como o LinkedIn Learning e sessões com especialistas, para reforçar e melhorar as suas competências e conhecimentos. E acrescenta que essa combinação de experiência no mundo real e formação específica «garante que as equipas se mantenham na vanguarda do sector tecnológico, permitindo-lhes crescer e inovar».

Outra prioridade global estratégica é a DEIB (Diversity, Equity, Inclusion, and Belonging), e programas como o Stars Program, Women Alliance Community e Beyond Gravity Launchpad comprovam-no, sendo elementos-chave desta abordagem, promovendo a inclusão, a inovação e o crescimento. «Para além disso, o programa de incubadoras desempenha também um papel vital na promoção de ideias de negócio inovadoras, capacitando os colaboradores para desenvolverem e acelerarem os seus conceitos através de apoio personalizado e colaboração estratégica», acrescenta.

Os esforços da empresa no âmbito da DEIB têm por base objectivos específicos, incluindo a sensibilização para a existência de preconceitos inconscientes, a promoção da comunicação de casos de má conduta, e a garantia de transparência nos dados relacionados com a DEIB. «Por exemplo, pretendemos realizar campanhas de formação e informação sobre preconceitos inconscientes e fornecer relatórios trimestrais sobre o progresso da DEIB», partilha o director-geral. Com estas iniciativas promovem o bem-estar dos colaboradores e a igualdade de oportunidades, incentivam a comunicação aberta e garantem que todos os se sentem valorizados e ouvidos.

 

Os valores suíços
Da gestão suíça, estão os valores partilhados pelas 13 localizações da Beyond Gravity, em seis países: ser curioso, apaixonado e trabalhar em equipa. «Estes princípios guiam-nos na criação de uma cultura global coesa, respeitando a dinâmica local», defende Mário Guedes Vidal. O foco na fiabilidade, na qualidade e no cliente, «chave para a taxa de sucesso de 100% da missão da Beyond Gravity», também molda os processos de Recursos Humanos. «Estas características asseguram que oferecemos excelência de forma consistente no modo como atraímos, contribuímos para o desenvolvimento e apoiamos os nossos colegas», acredita.

Ao promoverem a colaboração além-fronteiras, aproveitam os pontos fortes das diversas equipas, assegurando, simultaneamente, uma abordagem unificada para enfrentar os desafios de um mercado dinâmico e competitivo. «É este equilíbrio entre os valores globais e a adaptação local que impulsiona o sucesso em toda a nossa organização», adaptação essa que, actualmente, pretende posicionar a Beyond Gravity como empresa “digital first”, e irá alavancar tecnologias como a inteligência artificial (IA), o design generativo, a automação inteligente e outras tecnologias emergentes no futuro.

Uma das principais áreas de foco é o reforço de um núcleo digital partilhado, promovendo ligações contínuas entre localizações, unidades de negócio e funções facilitadoras. «Este núcleo digital moderno vai fornecer uma base a partir da qual será prestado um valor substancial e inovação aos clientes, fornecedores e colaboradores da Beyond Gravity.»

Ademais da adaptabilidade aos avanços tecnológico, nomeadamente a inteligência artificial, no futuro, os olhos estão postos na garantia de que os «colaboradores saibam como o seu trabalho contribui para a estratégia global da empresa, que se sintam valorizados e apoiados e que tenham os meios para crescer dentro da empresa», bem como «na formação em Gestão de Pessoas e liderança para garantir que os gestores possuem competências e ferramentas relevantes para capacitar os colaboradores e liderar essa mudança».

 

Leia o artigo na edição de Dezembro (nº. 168) da Human Resources.

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