É fã de astrologia? Esta noite acontece um fenómeno (muito) raro nos céus. E vai ser visível a olho nu
A partir de hoje acontece um alinhamento planetário de seis planetas e a maioria vai poder ser vista a olho nu. Já no dia 28 de fevereiro mais um planeta se juntará, avança o site Star Walk 2.
Vénus, Marte, Júpiter e Saturno são visíveis a olho nu este mês e durante parte de Fevereiro. Já Urano e Neptuno só poderão ser observados com binóculos e telescópios.
Assim, nas próximas seis semanas, numa noite clara e sem nuvens, vá para o exterior algumas horas depois do pôr do sol e olhe para o céu. Verá que os planetas brilharão mais do que as estrelas. Vénus e Saturno brilham a sudoeste, Júpiter a sul e Marte a sudeste ou a leste. Marte parecerá um ponto laranja-avermelhado.
Ainda que hoje seja a data em que este alinhamento será bem visível para a maioria dos locais no globo, este alinhamento não se limita a um único dia, não se preocupe e tente avistar os planetas noutro dia próximo quando as condições climatéricas o permitirem.
No final de Fevereiro, Mercúrio juntar-se-á este alinhamento como sétimo planeta e será visível quase em todo o mundo perto de 28 de Fevereiro, por isso comece a olhar assim que o sol se puser abaixo do horizonte. Alguns locais terão melhores condições de visualização à medida que os planetas se elevam mais acima do horizonte. Saturno pode não ser visível em alguns locais.