MC Sonae: Transformar para o futuro
Com 40 mil colaboradores e prestes a chegar aos 40 anos, a MC, marca empregadora do grupo Sonae, tem trabalhado para transmitir o seu dinamismo e inovação, mantendo uma cultura sempre centrada nas pessoas.
Quando deu início ao seu processo de transformação, a MC, que completa quatro décadas ainda em 2025, sentiu a necessidade de se posicionar para o futuro, mas afirmando simultaneamente o orgulho pelo seu passado. «Enquanto grupo, somos o maior empregador privado português e o nosso legado é tão forte quanto a nossa marca. Isso traz a vantagem de sermos sobejamente conhecidos e reconhecidos no mercado, mas também a responsabilidade da nossa liderança e de continuarmos a ser pioneiros e ágeis», conta Mafalda Lobo Xavier, Area Leader Employer Brand. Punha-se, também, outra questão: como conseguir que cerca de 40 mil colaboradores de áreas tão distintas e pertencentes a diferentes insígnias, se consigam rever na mesma marca?
As redes sociais têm sido cruciais para transmitir a identidade e mudança de paradigma da MC, alterando a sua percepção enquanto empregador. «O nosso LinkedIn é uma referência em temas corporativos e comunicação de valor, mantendo um tom institucional. Atentos às novas gerações, sentimos falta de um canal mais próximo. Apostámos no Instagram e TikTok para divulgar a cultura da MC e as nossas pessoas, mostrando com orgulho o nosso dia-a-dia. Somos uma empresa dinâmica, inovadora e a nossa equipa de Employer Branding tem feito um óptimo trabalho, reflectido no aumento de interacções, candidaturas e feedback positivo», continua Mafalda Lobo Xavier.
«Sermos grandes e reconhecidos traz-nos vantagens, mas também alguns preconceitos, já que podem persistir algumas percepções ou ideias do passado. Na MC acreditamos na construção de um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam bem e possam crescer pessoal e profissionalmente. É com muito orgulho que partilho que o nosso ambiente de trabalho é aquilo que os nossos colaboradores mais destacam internamente», explica Mafalda Lobo Xavier. «A estratégia passou exactamente por isso: mostrar para fora aquilo que somos cá dentro, não há nada mais credível. Pusemos o colaborador no centro da nossa comunicação e imagem, conseguindo desta forma ter pessoas reais a contar histórias reais.»
A MC desenvolveu ainda campanhas de notoriedade que destacam a sua cultura organizacional e valores: colaboram com universidades e instituições de ensino para identificar e atrair jovens através de estágios, programas de trainees e eventos de recrutamento; participam em feiras de emprego e eventos da indústria; e além das redes sociais, utilizam também plataformas de recrutamento online, para alcançar um público mais diversificado.
Força interior
A cultura é um pilar muito importante da estratégia da MC e por isso está sempre na ordem do dia, pela relevância que tem para os colaboradores. Faz a diferença para que se sintam bem a trabalhar na empresa, e por isso é também um factor determinante para o sucesso dos seus objectivos. «A forma como trabalhávamos há uns anos não é a mais adequada neste novo contexto e é importante adaptarmo-nos e sermos flexíveis», revela Mafalda Lobo Xavier.
Decorre neste momento um processo de transformação cultural na organização, uma construção conjunta que começou há dois anos, pelos líderes, que têm um papel fundamental na cultura da organização. Foi desenhado um novo modelo, preparando a empresa para o futuro com uma liderança ainda mais ágil, humana e próxima.
Hoje estão muito mais preparados para chamar toda a organização a transformar-se, tornando a empresa mais focada, ainda mais colaborativa e com muita agilidade na tomada de decisão. «A mudança depende do envolvimento de todos, porque a nossa cultura são as nossas pessoas. E na MC tudo o que conseguimos, conseguimos juntos, não fosse o nosso lema Better Together!», conclui Mafalda Lobo Xavier.
A MC conta também com iniciativas e projectos para ajudar as suas pessoas a crescer pessoal e profissionalmente, acreditando que investir no desenvolvimento contribui para o crescimento e sustentabilidade. «Promovemos formação para 40 mil pessoas de 13 negócios distintos e estamos a levar a cabo um plano de upskilling e reskilling (Eu Escolho Aprender) focado em competências cognitivas, sociais, emocionais, digitais e tecnológicas, tornando a organização mais apta para o futuro. A estratégia inclui self-learning, on the job training, peer-to-peer learning e novas tecnologias, como realidade mista e adaptive learning. Contamos com 15 academias que promovem competências específicas e temos parcerias com escolas de negócios, universidades e um Centro Qualifica, que já certificou mais de 530 colaboradores», conta Mafalda Lobo Xavier.
A mobilidade interna é igualmente fundamental para o crescimento dos colaboradores, proporcionando novas áreas de interesse, competências e desafios, fortalecendo a equipa e aumentando a capacidade de inovação. «Oferecemos um ambiente onde todos se sentem valorizados e parte de uma equipa coesa, com um pacote de benefícios abrangente e uma cultura de feedback contínuo.»
Trabalhar para o futuro
«Uma grande novidade é o nosso novo site de carreiras, lançado no final do ano passado, mais moderno e interactivo. Iremos avançar com a introdução de assessments digitais baseados em inteligência artificial, facilitando a experiência do candidato e ajustando perfis às vagas disponíveis», afirma Mafalda Lobo Xavier.
A MC considera-se uma empresa de todos e para todos, sempre com o propósito de melhorar a vida de cada vez mais pessoas, com foco no cliente e respeitando a comunidade e o planeta. «Preocupamo-nos com equipas bem-sucedidas e desafiadas, inseridas numa cultura de bem-estar, e na melhoria contínua da forma como trabalhamos e desenvolvemos aqueles que estão connosco, impactando a comunidade à nossa volta. A nossa responsabilidade enquanto marca empregadora é continuarmos a garantir a melhor experiência aos nossos colaboradores e conseguirmos que isso passe para fora.»
Este artigo foi publicado na edição de Janeiro (nº. 169) da Human Resources.
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