Vanda de Jesus e Nuno Leal são os novos co-CEO do Doutor Finanças. Rui Bairrada passa a chairman

O Doutor Finanças, fintech especialista na área do bem-estar financeiro, anuncia a alteração da sua estrutura de liderança, na qual Rui Bairrada, fundador e até agora CEO da empresa, passa a assumir a função de chairman do Grupo. A si juntam-se na qualidade de co-CEO Nuno Leal e Vanda de Jesus.

 

 

«Este reforço da estrutura foi pensado para permitir o lançamento de novas áreas de negócio, avançar no processo de internacionalização, bem como reforçar o seu papel de liderança nas várias áreas de actuação», diz-me em comunicado.

Para materializar esta ambição, a empresa decidiu nomear dois co-CEO, que passam a assumir a gestão da organização, distribuindo o foco por duas estruturas distintas: Nuno Leal, que já tinha assumido o papel de administrador não executivo do Doutor Finanças, ficará responsável por todas as áreas comerciais, nomeadamente as áreas de Crédito Habitação Digital e Private, Rede de Franchising, Seguros, Crédito Consolidado, Utilities, Investimentos e Imobilíário.

Vanda de Jesus, que já integrava a administração da marca como membro não executivo, irá liderar todas as áreas corporativas, de suporte e desenvolvimento do negócio, sendo estas as áreas de Pessoas e Cultura, Financeira, Regulação, ESG, assim como as áreas de Tecnologia, Marketing, a Academia de Literacia Financeira e a Estratégia de Expansão.

Já Rui Bairrada irá, enquanto chairman, assumir neste novo modelo uma função mais agregadora, garantindo o alinhamento de toda a organização, com um papel vital para o sucesso do novo modelo colaborativo.

Sobre a escolha dos co-CEO, Rui Bairrada é claro, «o processo de selecção teve por base os perfis, as carreiras e os currículos, como forma de garantirmos as pessoas certas para assumir este papel, trazendo perfis muito competentes, mas igualmente complementares. Enquanto o Nuno traz um amplo conhecimento do sector financeiro, a Vanda acumula muita experiência na gestão estratégica e na área de tecnologia, bem como de marketing».

Nuno Leal, até então administrador executivo no Banco BAI Europa, apresenta uma carreira no sector bancário e financeiro, com mais de 25 anos de experiência nas áreas de Vendas Institucionais, Gestão de Produto e Direcção Comercial. Depois de vários anos em posições de liderança no Deutsche Bank e Abanca, onde integrou a Comissão Executiva, o responsável, que já era administrador não executivo do Doutor Finanças com responsabilidades nas áreas de Crédito Habitação e Investimentos, juntou-se à Administração do Doutor Finanças em 2021, tendo integrado a génese do lançamento do PPR SGF Doutor Finanças. É licenciado em Gestão e mestre em Finanças, pelo ISEG. Atualmente está a fazer um doutoramento em Gestão pela mesma instituição.

Já Vanda de Jesus é uma profissional com experiência na área tecnológica, em funções de marketing, estratégia, inovação e transformação digital. Até final de 2024, foi Managing director da fintech iCapital em Portugal, onde é agora administradora não executiva. Integrou durante sete anos a equipa da Microsoft Portugal como CMO e criou a iniciativa Building the Future.

Foi directora Executiva da Portugal Digital e directora da UMIC, estruturas de missão governamentais focadas na transformação digital do país e dirigiu a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. É licenciada em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE, com uma pós-graduação em EBusiness no ISEG. Está actualmente a frequentar o International Diretors Program, no INSEAD, e faz parte do Conselho Editorial da Human Resources Portugal.

Ler Mais