Hospital Cruz Vermelha tem nova equipa de gestão

O Hospital Cruz Vermelha vai contar com uma nova equipa de gestão a partir do próximo dia 3 de Março, que terá como missão prosseguir com a recuperação da unidade hospitalar.

O Conselho de Administração será presidido por Luís Filipe Pereira e terá como vice-presidente Maria do Carmo Neves. Pedro de Albuquerque Mateus assumirá o cargo de presidente da Comissão Executiva (CEO), Maria Ana Castello Branco será a administradora com o pelouro operacional (COO) e Elisabeth Silva de Albuquerque a administradora financeira (CFO).

 Luís Filipe Pereira é economista, professor universitário e antigo Ministro da Saúde, que desempenhou também os cargos de secretário de Estado da Energia, secretário de Estado da Segurança Social e presidente do CES-Conselho Económico e Social. Tem uma vasta experiência no mundo empresarial, tendo desempenhado funções de presidente, vice-presidente ou CEO em empresas como EDP, CUF-Química, ADP-Adubos de Portugal, Quimigal Adubos e EFACEC.

Foi consultor de várias empresas nas áreas da gestão estratégica, gestão financeira e de recursos humanos, em vários sectores incluindo o da saúde. Foi membro de organizações a nível europeu e mundial nas áreas da energia e de fertilizantes, tendo sido, também, Presidente da Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Eléctrica.

Maria do Carmo Neves, que assumirá a vice-presidente do conselho de administração, é médica e gestora, sendo vogal da direcção nacional da Cruz Vermelha Portuguesa e fundadora e presidente do conselho de administração da Tecnimed. É também presidente da APOGEN – Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares e vice-presidente da iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica.

Pedro de Albuquerque Mateus, o novo presidente executivo do Hospital Cruz Vermelha, é um gestor com percurso consolidado no sector da prestação de cuidados de saúde. Foi presidente executivo do Hospital Lusíadas Lisboa, administrador nos grupos Lusíadas Saúde/UnitedHealth Group, Galilei Saúde e Unisana, e COO do Hospital de Loures, entre outras funções de gestão em vários grupos privados do sector. Tem um track record comprovado na recuperação de negócios, como por exemplo enquanto CEO da MALO CLINIC.

A sua carreira iniciou-se no Citibank Portugal, tendo também desempenhado funções em grupos nacionais como a Cimpor e a Sonae. Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e com o Executive MBA pelo INDEG/ISCTE Business School, possui uma vasta formação avançada de gestão e liderança a nível internacional, nomeadamente na London Business School. É Professor convidado do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde do INDEG/ISCTE e tem desempenhado também funções de consultor independente na área da saúde e actividade de business angel, sendo partner e cofundador da EggNEST.

Maria Ana Castello Branco, nova administradora com o pelouro operacional, é uma gestora com mais de 20 anos de experiência em papeis de liderança operacional e de estratégia. Após mais de 11 anos na Accenture, em consultoria de gestão em sectores variados incluindo a saúde, integrou a equipa da CUF por mais de uma década, onde assumiu funções de liderança nas áreas de estratégia, transformação e direção de operações.

Nos últimos anos tem liderado projectos de transformação e desenvolvimento na área farmacêutica e da saúde, tendo sido diretora de Corporate Development – M&A, Integration, Strategy & Business Transformation da PharmaLex e directora de Transformação e Integrações da ProductLife Group. Licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, acumula uma vasta formação de executivos nas áreas de gestão e tecnologia, nomeadamente pelo INSEAD, pela Cambridge Judge Business School e pela Universidade Católica Portuguesa.

Elisabeth Silva de Albuquerque, que assume o cargo de administradora financeira (CFO), tem uma vasta experiência na área financeira da saúde, tanto a nível do sector privado como do público e social. Licenciada em Administração e Controlo Financeiro e com bacharelato em Contabilidade e Administração pelo ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, iniciou a sua vida profissional na Deloitte em consultoria empresarial, tendo depois assumido funções em departamentos financeiros na área académica. Posteriormente, durante uma década, foi directora financeira da empresa gestora do SNS24, do Serviço Nacional de Saúde. Nos últimos seis anos colocou as suas competências ao serviço do Hospital da Ordem Terceira do Chiado, assumindo funções de CFO.

Ler Mais