
Lidl abre portas a jovens talentos
O Lidl Portugal reforça a sua proximidade com a sociedade civil e o seu papel como Employer Branding abrindo um novo programa, o Junior IT, que se destina a jovens talentos área de IT. Este programa tem como objectivo atrair jovens talentosos e dinâmicos com grande vontade de aprender, ao mesmo tempo que possibilita à empresa acolher futuros colaboradores que possam acompanhar a forte expansão da marca que tem vindo a verificar-se nos últimos anos.
Com 243 lojas em território nacional e aproximadamente 5000 colaboradores, o Lidl continua a apostar no crescimento da empresa e no acolhimento de candidatos que demonstrem a “garra” necessária para um percurso com sucesso. O programa Junior IT foi apresentado num dia aberto na sede do Lidl possibilitando a vários estudantes das melhores e das mais variadas áreas tecnológicas um breve contacto com a empresa e com a equipa de Recrutamento e Selecção da área de Recursos Humanos.
As candidaturas estão abertas até finais de Agosto no site de empregos do Lidl, sendo que o processo de recrutamento decorrerá em setembro, após triagem e fase de entrevistas. Com data de início agendada para Outubro, o programa Junior IT, de 12 meses de duração, está dividido em 4 fases distintas que prometem dotar da melhor forma o participante, funcionando como um acelerador de aprendizagem e de carreira.
Para Helge Hachenberg, director de Recursos Humanos da empresa em Portugal, «este é mais um programa que espelha a importância do desenvolvimento do colaborador para o LIDL. Procuramos pessoas empreendedoras, motivadas e com vontade de aprender e arriscar. A partir do processo de recrutamento, a empresa oferece todas as ferramentas para um percurso de grande sucesso neste grande player europeu que é o Lidl.»
A 1ª fase do programa consiste num mês de formação na área de vendas, com passagem pela sede, pela loja e pelo centro logístico, dando a possibilidade aos participantes de conhecerem a realidade de loja e dos entrepostos e, consequentemente, o modo de funcionamento, estrutura e organização da empresa ao nível tecnológico e informático.
A 2ª fase, designada de “Orientação”, compreende seis meses de permanência na sede para uma perspetiva mais alargada da realidade da empresa. Esta fase permite a passagem do participante por várias áreas do departamento de IT e, ainda, o acesso a aulas de alemão para uma melhor integração na realidade internacional do Lidl. A 3ª fase é designada de “Fase Internacional” e leva os participantes numa viagem de formação à Alemanha com estadia de três meses na casa mãe, onde poderão contactar directamente com projectos e procedimentos de IT da sede internacional. De volta a Portugal, os participantes entram na última fase do programa, a “Fase de Especialização”, com duração de dois meses, onde serão integrados na sua área de especialização dentro do departamento de IT em Portugal.