Estes são os melhores em Gestão de Pessoas. Conheça-os na edição de Junho da Human Resources. Já disponível

O grande destaque deste mês vai para os vencedores dos prémios Human Resources 2025, onde encontrará tudo sobre a cerimónia que celebrou o melhor da Gestão de Pessoas. Mas há mais! De entrevistas a análises, passando por eventos e HR Talk, são muitos os conteúdos de interesse na Human Resources n.º 174, já disponível online. Confira o alinhamento completo, em mais uma edição a não perder.

 

O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa, foi palco de mais uma concorrida edição dos Prémios Human Resources, a 3 de Junho, que contou com mais de 350 pessoas presenciamente e um recorde de 74.600 visualizações a assistir ao live streaming. A reportagem completa desta 14.ª cerimónia e os testemunhos dos especialistas galardoados no mundo da Gestão de Pessoas em Portugal está disponível nesta edição.

Nas entrevistas, destaque para a rubrica “Gestor de Pessoas”, na qual damos a conhecer Olivier Goméz, director de Recursos Humanos da Kiabi Espanha & Portugal, que, no cargo desde 2022, enaltece o bom trabalho já feito e fala sobre a grande prioridade actual: o desenvolvimento da estratégia de employer branding. No “Em foco”, Hélio Costa, partner & head of Strategy and Operations da Damia Group Portugal, analisa os resultados da mais recente edição do estudo sobre o mercado de talento na área tecnológica, “HTTP: Hiring Tech Talent in Portugal”, e antevê as tendências do futuro do mercado tecnológico.

Grande destaque também para a análise aos resultados do LIX Barómetro Human Resources, que faz um balanço do estado da saúde mental e da produtividade nas organizações, mas também foca a importância da imigração e da (falta de) preparação de algumas empresas, sem esquecer o propósito e o equilíbrio, os dois factores-chave para as novas gerações.

Numa edição recheada de eventos, um Executive Lunch promovido pela Human Resources em parceria com a Randstad, foi dedicado ao sector da Hotelaria. Dos salários às competências, passando pela urgente necessidade de mudar a forma como o sector é visto enquanto empregador, foram muitos os temas à mesa na mais antiga e primeira Escola de Hotelaria e Turismo do País, reunindo mais de duas dezenas de profissionais.

A Swaifor também organizou a segunda edição do Well-Being Connect que, desta feita, teve lugar na Sociedade Central de Cervejas (SCC) e deu oportunidade à anfitriã e à Galp de partilharem boas práticas, ideias e estratégias para um ambiente de trabalho mais saudável, equilibrado e produtivo.

O bem-estar também foi tema de um Executive Breakfast, em parceria com a Workplace Options, que juntou no Vila Galé Ópera em Lisboa, vários parceiros, como a Vodafone, o El Corte Inglés, a Hovione e a Delta Cafés, que reflectiram sobre os desafios e oportunidades de criar condições para que os colaboradores se sintam bem no local de trabalho.

O estudo Randstad Employer Brand Research 2025 serviu de mote para mais uma HR Talk, que juntou à conversa Rita Baptista, Chief Human Resources Officer da Cimpor; José Luís Carvalho, director de Gestão de Pessoas na CUF; e Érica Pereira, directora da área de Professional Talent Solutions da Randstad, sobre a atractividade das organizações em Portugal.

Na rubrica Case Study, damos a conhecer o Harmony Wellness Center, da Concentrix, inaugurado no mês passado no Porto, e nas Boas Práticas, a agência UPPartner conta como cuida dos seus colaboradores, da flexibilidade ao bem-estar, sem esquecer o reconhecimento e o propósito

Mas não ficamos por aqui. Os professores universitários Benjamin Laker e Samah Shaffakat reflectem (num artigo do MIT Sloan Management Review) sobre o assédio de contrapoder (dos subordinados à liderança), uma forma raramente discutida de assédio no local de trabalho, que vira a dinâmica tradicional do poder de pernas para o ar, e que tem impactos igualmente nefastos. Nos especialistas nacionais, Nuno Álvaro Gonçalves, managing partner da Bee Leader, aborda a importância de “calçar os sapatos do outro” para liderar com eficácia e empatia.

Pode a inteligência artificial realmente melhorar a experiência do colaborador? A resposta está em mais uma rubrica Empowering People.
Demos ainda destaque ao vencedores Best IT.

Além de especiais de Outsourcing (Knower) e do GPTW, nos cadernos especiais, os temas deste mês focam a Formação (Católica-Lisbon, Cegoc, El Corte Inglés, ISCTE, Nova SBE, TechOf e Wall Street English) e a Responsabilidade Social (Cofidis, Edenred, Galp e Logicalis).

 

Para além de notícias de actualidades e sobre tendências, no Radar, e sugestões culturais, sem esquecer os artigos de opinião… Como vê, temas de interesse não faltam!
Confira o alinhamento completo aqui. E, seja na versão online ou em papel, não perca esta edição.

Ler Mais