
Portugal no centro da inovação: Deloitte lança programa para impulsionar novas soluções digitais de trabalho
A Deloitte anunciou o lançamento da Global Agentic Network, uma iniciativa internacional da consultora destinada a potenciar as capacidades da força de trabalho digital, impulsionada por IA, nas organizações. Este projecto cria um ecossistema integrado de agentes de IA que automatizam e potenciam as operações dos clientes, suportado por centros distribuídos por várias regiões do globo.
Reconhecendo o efeito transformador desta tecnologia na actividade das organizações, a Deloitte está a trabalhar activamente para integrar a IA nas suas próprias operações até 2030.
Portugal desempenha um papel central e estratégico na Global Agentic Network ao liderar o desenvolvimento e implementação de soluções Agentic AI. Deste modo, a equipa nacional da Deloitte está directamente a contribuir para a criação e expansão da Global Agentic Network. Para além disso, a Deloitte Portugal lidera também a GenAI Factory, uma unidade dedicada a desenvolver e acelerar a implementação de soluções de IA em várias geografias europeias.
Para Hervé Silva, Lead partner de AI & Data, esta conjugação de esforços através da Global Agentic Network «vai permitir que as empresas possam a curto prazo passar a integrar agentes de IA nas suas operações, preenchendo o gap ainda existente entre automação e uma verdadeira autonomia. A Agentic AI tem evoluído a uma velocidade alucinante e é impossível não reconhecer o potencial transformador que poderá ter para o mercado, num momento em que, mais do que nunca, a agilidade é um critério diferenciador. Na Deloitte temos a enorme vantagem de aliar o nosso caracter disruptivo ao conhecimento acumulado nas mais diversas áreas, o que nos coloca numa posição única para encontrar as soluções mais inovadoras potenciadas por estas tecnologias emergentes.»
Os agentes de IA têm vindo a ganhar gradual popularidade pelo carácter disruptivo desta tecnologia, sobretudo pela anunciada capacidade de estes agentes actuarem autonomamente na execução de tarefas humanas, podendo definir fluxos de trabalho, processos e actividades de forma independente, assim como interagir com humanos e outros agentes. Ao recorrer ao raciocínio através de grandes modelos linguísticos, os agentes de IA podem aprender e adaptar-se ao longo do tempo para tomar decisões informadas e atingir resultados específicos.
A Global Agentic Network da Deloitte surge para maximizar as potencialidades desta tecnologia, recorrendo à experiência sectorial e conhecimento acumulado para ajudar as organizações a conceber, construir, implementar e operar agentes de IA. Através desta rede, a Deloitte vai desenvolver agentes de IA em diversas plataformas de software dentro do seu vasto ecossistema, incluindo o Zora AI™, uma plataforma de AI com agentes virtuais especializados capazes de perceber, raciocinar e executar autonomamente funções empresariais complexas com rapidez e precisão.