Boas Práticas: Incubadora de futuras líderes
Mudar o curso da história e quebrar o ciclo que perpetua a ausência da mulher na escola, nas empresas e nos lugares de decisão em Moçambique. A isto se propõe a Girl Move, uma ONG portuguesa.
Por TitiAna Amorim Barroso
A ideia nasceu de Luís Amaral, CEO da Eurocash, e Alexandra Machado. Há cinco anos, a antiga country manager da Nike em Portugal abandonou o mundo corporativo para combater a pobreza e a falta de acesso à educação em Moçambique. A ideia materializou-se com a Organização Não Governamental (ONG), Girl Move, que tem como missão criar uma nova geração de líderes no feminino ao serviço do desenvolvimento de Moçambique, construindo um “movimento de vida”, de apoio e capacitação no feminino através da sua educação e da criação de redes humanas de entreajuda e cooperação entre pares, intergeracional e internacional.
Moçambique é um dos países de língua portuguesa que apresenta indicadores mais preocupantes na educação de jovens mulheres. E estes foram os mais inquietantes para Alexandra Machado: «A título de exemplo, apenas 10% das raparigas terminam o ensino secundário; 48% casam antes dos 18 anos e 39% têm filhos antes dessa idade, a probabilidade de ser mãe solteira aos 35 anos é de 60%. Esta equação é a base de um ciclo de pobreza que é urgente combater. Mas os indicadores têm evoluído positivamente e o esforço de todos é claro, mas o desafio é grande».
O projecto foi iniciado na província de Nampula pela sua importância e dimensão no crescimento do país. Estávamos em 2013, quando a criação de agentes de mudança com eco na família, na comunidade e no respectivo país ganhou forma pelas mãos de Alexandra Machado. Desde aí, que a fundadora e directora executiva já se pode orgulhar dos resultados alcançados.
Leia o artigo completo na edição de Abril e os testemunhos de representantes das empresas parceiras:
Clara Trindade, Directora de Recursos Humanos da L´Oréal Portugal
Susana Correia de Campos, Head of Corporate Employer Relations do Grupo Jerónimo Martins
Teresa Nascimento, Responsável Direcção de Recursos Humanos do Millennium bcp
Teresa Nobre, direcção de Recursos Humanos da Brisa
Veja também estas notícias.