Empregabilidade de pessoas com deficiência em debate

O Inclusive Community Forum – Leadership for Impact resulta de um desafio que Rui Diniz, administrador da José de Mello Saúde, fez à Nova School of Business & Economics e que pretende promover uma sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência.

 

Trabalhando na José de Mello Saúde e sendo parceiro da escola, Rui Diniz – que tem acompanhado a campanha de fundraising e a construção do novo campus – escolheu a Nova SBE para propor a criação de um centro que desenvolvesse respostas para esta problemática e assegurasse a execução a longo prazo das mesmas.

O Inclusive Community Forum (ICF) procura assim desenvolver projectos piloto, este ano, sobre a empregabilidade de pessoas com deficiência. O foco principal é conceber um processo de recrutamento inclusivo – contemplando os diferentes tipos de deficiência – que seja transversal a todas as empresas.

O objectivo a longo prazo é integrar estes potenciais colaboradores no mercado de trabalho, criando, para isso, um mecanismo que faz este mercado funcionar como um processo que permite às empresas sistematizar a contratação e a integração destes candidatos. Desta forma, o ICF pretender ver uma maior e melhor inclusão social.

Em Portugal, os números sobre este tema são reportados sob designações diferentes, mas para uma melhor percepção da situação actual, o ICF realizou entrevistas a diferentes actores – pessoas com deficiência com e sem emprego e entidades empregadoras e organizações sociais. Estas permitiram identificar quais os principais obstáculos à empregabilidade e quais os mecanismos que poderiam accionar para responder aos desafios encontrados.

O Peer2peer, por exemplo, é um projecto de preparação para o mercado de trabalho, vivido em conjunto – em pares – por alunos da Nova SBE e por pessoas com deficiência à procura de trabalho. O HR4Inclusion, por sua vez, trata-se de um projecto que pretende desenvolver um processo de recrutamento inclusivo com empresas de Recursos Humanos.

Enquanto acompanha o desenvolvimento destes projectos piloto, o ICF organiza ainda “Inclusive Talks” – conversas informais abertas à comunidade, nas quais podem estar presentes todos os que estão dispostos a ajudar e a contribuir.

Foram dinamizados também dois conselhos – o Conselho das Famílias e o Conselho das Instituições – permitindo que pessoas e instituições participem activamente.

Veja também estas notícias

Ler Mais