Microsoft é a melhor multinacional para trabalhar

Segundo o Great Place to Work, empresa global especialista em ambientes de trabalho, a Microsoft é a melhor empresa multinacional para trabalhar. O ranking, que lista as 25 melhores multinacionais, é dominado por empresas norte-americanas.

Microsoft (1.º), SAS (2.º), Cisco (6.º), Diageo (11.º), Medtronic (13.º), Mars (19.º) e Roche (21.º) são as empresas que constam da lista das 25 melhores e das quais foram analisados também os dados recolhidos em Portugal.

O Great Place to Work reconhece, actualmente, locais de trabalho líderes em cerca de 45 países. A lista das Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar é a primeira visão integrada de análise de dados de colaboradores e gerentes de milhares de empresas, divididas por seis continentes, tornando-o no maior estudo mundial anual de locais de trabalho de excelência.

«Esta lista reconhece multinacionais que têm demonstrado um compromisso verdadeiramente sério para a criação de ambientes de trabalho que promovam a confiança, orgulho e companheirismo entre os seus colaboradores», explica José Tolovi Jr., CEO global do Great Place to Work. «Todas as empresas que fazem parte deste ranking inaugural devem estar orgulhosas deste feito notável. Com base nesta pesquisa podemos dizer, sem margem para dúvidas, que estas 25 empresas são os melhores ambientes de trabalho no mundo», acrescenta.

Baseados em dados de pesquisas realizadas com mais de 2,5 milhões de colaboradores, o que representa força de trabalho de 10 milhões e uma análise da cultura de ambientes de trabalho de mais de 5.500 empresas, estes rankings formam o maior estudo anual de excelência no trabalho e boas práticas de gestão. De acordo com José Tolovi Jr., as posições nestes rankings são muito procuradas por empresas de todo o mundo, não só porque ajudam a reforçar a rentabilidade, mas também porque melhoram a política de recrutamento.

«É emocionante ver que o compromisso da Microsoft com a inovação e a nossa paixão pela forma como a tecnologia pode transformar a vida das pessoas é reconhecido em todo o mundo», declara Lisa Brummel, Chief People Officer na Microsoft. «A Microsoft é uma das melhores empresas para trabalhar não só por aquilo que fazemos, mas também pela qualidade da cultura da empresa que os nossos colaboradores têm criado colectivamente», explica ainda.

Jim Goodnight, CEO da SAS afirma que «na SAS enfatizamos a importância de tratar bem os nossos colaboradores – e fazê-lo não só na nossa nos EUA, mas em todos os nossos escritórios a nível mundial. A nossa cultura corporativa ajuda os colaboradores a sentirem-se motivados e desafiados, o que é benéfico também para os nossos clientes. Este reconhecimento é a prova de que devemos continuar o nosso grande investimento na satisfação, bem-estar e criatividade dos colaboradores».

«Ganhar o reconhecimento como uma das Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar é uma grande honra», disse Tom Georgens, presidente e CEO da NetApp. «Acreditamos que a criação de um ambiente onde os nossos colaboradores e a inovação se desenvolvem simultaneamente, contribui directamente para o sucesso dos nossos clientes e parceiros», afirmou ainda.

Para Sandrine Lage, fundadora do Great Place to Work Institute em Portugal «esta iniciativa traduz o compromisso do instituto em trazer valor acrescentado ao mercado português, colocando-o em permanente interacção com o que de melhor se faz mundialmente a nível da gestão de pessoas. Ser um Great Place to Work é, aliás, o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa e deveria ser o pilar de qualquer organização que se diz sustentável».

As melhores empresas multinacionais para trabalhar:

1. Microsoft, EUA

2. SAS, EUA

3. NetApp,EUA

4. Google,EUA

5. FedEx Express, EUA

6.  Cisco, EUA

7. Marriott, EUA

8. McDonald’s, EUA

9. Kimberly-Clark, EUA

10. SC Johnson, EUA

11. Diageo, Reino Unido

12. American Express, EUA

13. Medtronic, EUA

14. Intel, EUA

15. Hilti, Listenstaine

16. 3M, EUA

17. Telefónica, Espanha

18. National Instruments, EUA

19. Mars, EUA

20. Accenture, EUA

21. Roche, Suíça

22. Novo Nordisk, Dinamarca

23. The Coca Cola Company, EUA

24. Atento, Espanha

25. Quintiles, EUA

Ler Mais