Sabe viver sem plástico?
O livro chega agora às livrarias portuguesas e quer acabar com a dependência do plástico. O autor Will McCallum, head of Oceans na Greenpeace do Reino Unido, dá conselhos sobre pequenas mudanças que pode fazer para reduzir o plástico no nosso dia-a-dia.
Todos os anos, cerca de 13 toneladas de plástico são largados nos oceanos, matando mais de 1 milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos. Estima-se que em 2050, o peso do plástico que invade os oceanos será superior ao peso do peixe que neles habita.
O livro, da editora Objectiva e com o apoio da Quercus, deixa alguns conselhos práticos, de pequenas mudanças que pode fazer, para ajudar este problema mundial:
– Lavar a roupa em sacos próprios para conter as micro-fibras de plástico, impedindo-as de chegarem aos oceanos (estas são responsáveis em 30% pela poluição por plástico).
– Substituir o champô vulgar por champô em barra
– Evitar as embalagens supermercado
– Fazer festas de aniversário livres de plástico
– Convencer os outros a juntarem-se a si nesta demanda anti-plástico
Além dos vários conselhos que dá, o livro informa sobre as consequências do plástico nos nossos oceanos e ferramentas de campanhas necessárias para o ajudar a convencer outros.
Sobre o autor:
Will McCallum tem estado no coração do movimento anti-plásticos nos últimos três anos, enquanto head of Oceans na Greenpeace do Reino Unido. Reúne regularmente com o governo e empresas para os sensibilizar e lhes pedir ajuda para enfrentar a crise do plástico. Lidera a campanha global da Greenpeace para criar a maior área protegida do mundo no Oceano Antárctico. Recentemente passou um mês num barco na Antárctida com sua equipa, a investigar se o plástico está a atingir a região mais remota do planeta (está).
Não é só na sua vida diária que pode contribuir. Também pode reduzir o plástico no local de trabalho, como lhe mostramos aqui.
Veja também estas notícias.