À procura de pessoas “demasiado”
Com o mote “És demasiado…?”, a ANA Aeroportos esteve à procura de talentos para mais uma edição do seu programa de trainees, com o objectivo de munir a empresa de novos trunfos para dar resposta a um futuro desafiante e entusiasmante.
Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho
A criação de um programa de estágios estruturado na ANA é recente (2016) mas a receptividade interna e dos jovens talentos foi instantânea. «O grande objectivo era – e continua a ser – permitir, por um lado, a in- tegração de jovens recém-licenciados ou mestrados no mercado de trabalho e, por outro, disseminar a cultura organizacional e os valores ANA, sendo um processo vantajoso para ambas as partes», partilha Catarina Horta, directora de Recursos Humanos da empresa de gestão de infraestruturas aeroportuárias, reconhecendo que, «é essencial a existência de processos que permitam às empresas superar as suas necessidades de actualização de conhecimentos técnicos e de inclusão de novas competências, mas não só: também do espírito e da energia das novas gerações».
Assim, este ano estão já a promover a segunda edição do Programa de Trainees ANA, tendo a primeira, que terminou em Outubro do ano passado, contado com a participação de 28 trainees, 80% dos quais ficaram na empresa. O mote para 2018 foi “És demasiado…?”, derivando de uma campanha de comunicação da rede internacional VINCI, com actividade em mais de 100 países e mais de 190 mil colaboradores em todo o mundo. O mote escolhido pretende mostrar que a organização valoriza outros atributos e características pessoais, para além das competências técnicas: os candidatos eram assim questionados se eram demasiado teimosos, demasiado criativos, demasiado ambiciosos.
Durante a fase de candidaturas, a proximidade aos candidatos foi criada através das redes sociais e junto das faculdades. Como resultado, concorreram perto de 2800 candidatos, números que Catarina Horta acredita terem justificação no facto de a ANA ser reconhecida «como uma marca sólida, estável e que aposta no desenvolvimento dos seus colaboradores. Para além disto, opera num sector considerado por muitos como um dos mais atractivos e entusiasmantes para trabalhar. Tudo isto faz com que seja efectivamente uma das empresas que mais atrai talento jovem», continua.
Todas as candidaturas foram triadas de acordo com os critérios base – idade mínima, formação académica, disponibilidade para frequentar o programa, etc. –, sendo, posteriormente, os candidatos convidados a enviar um pitch em vídeo e, por último, realizada uma entrevista telefónica. «Todas as fases eram eliminatórias e pretendiam validar o fit e o interesse no programa», explica a responsável. Assim, dos perto de 2800 candidatos, foram selecionados 150, que se apresentaram em grupos de 50 em três assessments days.
Leia a reportagem na íntegra na edição de Outubro da Human Resources Portugal.
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