Entrevista: Quais são os seus defeitos?

“Quais são os seus defeitos?” Segundo os especialistas, saber responder a esta pergunta, numa entrevista de trabalho, pode garantir-lhe o lugar na empresa.

No entanto, optar por respostas que sublinham características como o perfeccionismo já estão vistas. “Não adianta negar e dizer que não tem defeitos. O profissional deve escolher pontos de desenvolvimento, pontos que sabe que tem de melhorar”, explica Rafael Souto, CEO da Produtive, em declarações à revista brasileira Exame.

Para João Mendes, coach e consultor de carreira da Vicky Bloch Associados no Brasil, o primeiro passo é reflectir sobre as possibilidades de resposta. “Por não ter a situação controlada, o candidato pode esquecer-se de citar exemplos e mostrar-se inseguro, quando não é”, adverte João Mendes. Aos exemplos de situações onde se fala dos defeitos, deve juntar-se outros de acções que mostrem o que tem feito para melhorar esse aspecto, optando sempre pela verdade.

O objectivo da pergunta sobre os defeitos é perceber se o candidato tem capacidade de auto-crítica e como lida com o feedback em contexto de trabalho.