Quais serão as tendências de comunicação em 2019?
Irina Golovanova, especialista em comportamento e comunicação não verbal e CEO da The Body Language Academy, fez uma lista das principais tendências na área da comunicação para 2019. E identificou quatro.
1 – Vídeos
Os vídeos têm vindo a ganhar força ao longo dos últimos anos. Em 2017, o Facebook passou a permitir fazer vídeos em directo, também a partir do computador (e não apenas do telemóvel). Em 2018, o Instagram lançou o IGTV, para que as pessoas pudessem realizar vídeos mais facilmente.
Mas é importante ter em atenção que os vídeos devem ser curtos. Os consumidores são impacientes. Gastamos, em média, apenas 1,7 segundos em cada post que aparece no feed do facebook. Se a página demorar mais que 3 segundos a carregar, mais de 50% dos utilizadores vão sair desta página.
2 – Emoções
O sucesso do blogging e do vlogging a que estamos a assistir é também uma consequência desta tendência. Hoje em dia queremos ver e ouvir pessoas verdadeiras, com os seus sucessos e com as suas falhas, com e sem maquilhagem, com e sem gravata. Querem que mostrem as suas emoções.
3 – Humanização
Uma das principais tendências deste ano é trabalhar a personal brand, porque as pessoas querem saber quem está por trás das marcas. Para as pequenas empresas, isto implica que o director venha a público falar com as pessoas e “dar a cara”. Quando falamos de grandes empresas, queremos ver um representante em quem podemos confiar. Não queremos ser atendidos por uma máquina mas por uma pessoa, que consegue ouvir, entender e ajudar, e mostrar emoções.
4 – Histórias
E queremos as histórias, porque as histórias ajudam-nos a conhecermos melhor a pessoa e a identificarmo-nos com ela. Porque só compramos às pessoas de quem gostamos.
Veja também estas notícias.