Formação nos vários ciclos da carreira (IV)
O desenvolvimento de dirigentes e executivos, já com uma carreira profissional sedimentada e no activo, é cada vez mais uma prioridade na agenda. A formação ao longo da vida é, por isso, um requisito imprescindível para garantir a empregabilidade nos vários ciclos da carreira. Fique a par dos vários cursos de inscrição aberta e formações do Insituto Superior de Gestão (ISG), localizado em Lisboa.
Instituto Superior de Gestão, Lisboa
Jorge Romero, professor coordenador
Formação/ Programas
Disponibilizamos 3 vertentes. A primeira para a alta direcção e administração: Planeamento Estratégico; Balanced Scorecard; CAGEP (área pública); Serões de Economia; Serões para Alta Direcção (STADE). Em segundo para a direcção intermédia: Curso geral de Gestão; Marketing; Gestão de projectos; Empreendedorismo; Gestão Fiscal; Gestão Financeira; Logística; IT Governance; Contabilidade; Gestão da Energia; Gestão Escolar; Gestão do Golfe; Marketing Empresarial; Marketing de Serviços; Marketing; Industrial; Controlo de Gestão Empresarial; Gestão de Vendas; Liderança e Negociação; Concepção e Gestão de Projectos; Análise e Avaliação de Investimentos Logísticos e Modelo Sourcing de Operações. E cursos para executivos de formação técnica: Gestão Orçamental; Finanças para Não Financeiros; Contabilidade de Gestão; Finanças Empresariais; Curso e Fiscalidade; Simulação e Modelação de Operações Logísticas; POCP – Plano Oficial de Contabilidade Pública
Estratégias
Coloca-se o foco na forma de proporcionar formação que perspective duas vertentes que acompanham o profissional: a evolução na carreira e uma formação que permita um bom desempenho desses cargos. Para obter aquelas competências, o ISG tem mantido ao longo dos anos a preocupação de contratar professores académicos de inegável qualidade científica e pedagógica, como também contratar docentes com capacidade académica e pedagógica, com uma grande experiência profissional adquiridas através dos cargos que desempenham em empresas de renome nacional e internacional.
Formandos
Os cursos para alta direcção e administração são frequentados por administradores e directores gerais de empresas públicas e privadas. Os cursos dirigidos a chefias intermédias são frequentados por directores e chefias intermédias de empresas públicas e privadas.
Os cursos para executivos de formação mais técnica são frequentados por jovens licenciados, em geral, que pretendem melhorar os seus conhecimentos académicos.
De uma forma geral os nossos formandos são maioritariamente da área dos serviços e estão ligados às áreas da gestão de empresas.
Competências / soft skills
A oferta de formação, que acompanhe o profissional ao longo da vida, enquadra-se em três grandes grupos: cursos de formação mais técnica – início de carreira – como Finanças, Gestão da Produção, Vendas, Marketing, Recursos Humanos, etc; cursos orientados para a Gestão Geral – quando atingem cargos de direcção intermédia ao nível da gestão -, em que o formando aprende a integrar diferentes conhecimentos, necessários à gestão de uma empresa de forma integrada, como o Curso Geral de Gestão, entre outros; e cursos orientados para a estratégia empresarial e o planeamento estratégico, quando o profissional atinge cargos de alta direcção e administração.
Notícias relacionadas:
É possível medir o retorno do investimento em formação
Entrevista a Teresa Passos: Formar gestores a 100%
Formação nos vários ciclos da carreira
Formação nos vários ciclos da carreira (II)
Formação nos vários ciclos da carreira (III)
Formação nos vários ciclos da carreira (V)