O conhecimento e a experiência de cada um contribui para a valorização de todos
Opinião de Maria João Martins
Directora de Recursos Humanos do Grupo EDP e Conselheira da Revista HR Portugal
Não poderíamos deixar de estar presentes numa iniciativa onde se fala sobre a inovação na gestão de pessoas quando somos uma organização que se destaca em várias áreas mas, sobretudo, nestas duas: pessoas e inovação.
Tive oportunidade de participar num dos painéis desta palestra, com o tema do “Desempenho e Excelência Acima dos 50 Anos”, um dos eixos do nosso trabalho e orientação de um dos programas que mais acarinho na EDP: o “Valorizar a Experiência”. O projecto nasceu há cerca de um ano e revela-se um sucesso pela forma como os colaboradores com este perfil (mais de 30 anos de actividade no Grupo EDP) têm respondido.
São pessoas com muita experiência, e uma excelente fonte de saber. Aqui, o “Valorizar” significa realçar a experiência e conhecimento ao serviço da EDP e associar a partilha à motivação individual dos participantes.
Muito do conhecimento que adquirimos existe em livros, em manuais, na internet, mas há um outro conhecimento – aquele que, por vezes, é mais difícil de descobrir – que cada um de nós transporta, quase como uma enciclopédia viva, sobre aquilo que aprendeu e, sobretudo, o que sentiu e foi adquirindo com a sua experiência de vida.
A EDP acredita que o conhecimento e a experiência de cada um contribui para a valorização de todos. As pessoas são uma grande prioridade para a EDP em todas as suas dimensões, pessoal e profissional. O “Valorizar a Experiência” é apenas um dos vários programas que temos para os nossos colaboradores.
Em relação aos prémios conquistados pela EDP, só posso sentir-me muito orgulhosa por poder contribuir para os resultados alcançados e por trabalhar numa organização de referência na área dos Recursos Humanos. Na EDP trabalhamos para as pessoas com a ideia de que elas são a nossa fonte de energia. Pessoalmente, confesso que fiquei surpreendida com este reconhecimento pois, muitas vezes, não temos ideia do quanto do nosso trabalho passa para o exterior. Foi uma enorme surpresa perceber que o trabalho que tenho desenvolvido nesta área é reconhecido também fora da organização.